Resenha: SLAM DUNK Vol. 01

Olá meu povo, o preguiçoso apareceu hahahahaha. Estava pensando esses dias, eu já postei 2 vídeos de comentários sobre os volumes 1 e 2 de SLAM DUNK, porém ainda não postei a parte escrita deles aqui no blog. Então esses dias irei criar vergonha na cara e atualizar as resenhas escritas que não postei ainda. Afinal sei que muitos de vocês gostam de ler a parte escrita das resenhas também. Nesse post, irei falar um pouco o que achei do volume 01 de Slam Dunk e dizer também as minhas impressões relacionadas a edição desse mangá da editora Panini.

Título: Slam Dunk

Autor: Takehiko Inoue

Editora: Panini

Número de volumes: 24

Periodicidade no Brasil: Bimestral

Acabamento: Miolo em papel offset, capa cartonada com orelhas.

Páginas: média de 240 páginas.

Preço: R$ 17,90

 

 

O mais legal de ler uma obra que você não conhece é não ter expectativas, pois não tendo expectativas podemos nos surpreender de verdade. Com SLAM DUNK foi bem assim, apesar de ser uma obra renomada que sempre li e ouvi comentários muito positivos eu resolvi aguardar ter o mangá em mãos para poder ter a minha própria conclusão. E isso é algo que eu costumo fazer sempre, e recomendo que façam também. Independente dos comentários do pessoal, tentem tirar a conclusão de vocês conhecendo. E se não quiserem comprar de cara o titulo, basta ler os primeiros capítulos por scan pra saber se vale a pena comprar.

Eu me surpreendi bastante, pois a trama consegue ir além do que era esperado por mim. Acho que nunca ri tanto com um mangá como ri lendo o primeiro e segundo volume de SLAM DUNK (essa resenha é dedicada apenas ao volume 01 o vol. 2 eu comento em outro post). E creio que o ponto comédia é o que adocica a história e me fez ter certeza que quero colecionar esse título.

___________________________________________________________________

 

 

[ALERTA SPOILER]: Nesse primeiro volume iremos conhecer o personagem Hanamichi Sakuragi que é o típico delinquente líder de gangue lá no Japão. Por diversas vezes o personagem me fez associá-lo com o Yusuke Urameshi do mangá Yu Yu Hakusho, por ambos ter personalidades fortes, serem personagens cômicos mas também ter aquele típico topete que boa parte dos personagens “valentões” dos mangás tem. Sakuragi não é nada popular entre as garotas e acaba sempre tomando um fora, isso deixa o desanimado pois acaba virando motivo de chacota entre os amigos. Porém após um duro fora, ele conhece Haruko Akagi que é a típica garota dos sonhos de todos os garotos de sua idade e o que deixa ele mais confiante é que ela não sente medo dele nem o rejeita, pelo contrário ela trata ele sempre bem e com carinho. De cara o Sakuragi se apaixona por ela facilmente, já Haruko acha que Sakuragi tem porte atlético e deveria fazer parte do time de basquete do colégio. Para agradar a moça o Sakuragi acaba topando entrar para o time, mas do que adianta ele querer entrar se o capitão do time não aceitar ele? (kk). Como uma grande ironia do destino, o capitão do time de basquete é Takenori Akagi irmão mais velho de Haruko que já de cara nega a participação de sakuragi no time. Mas depois de muita insistência Sakuragi finalmente entra pro time de basquete do colégio e descobre que Haruko gosta de outro garoto chamado Rukawa Kaede que é considerado o prodígio das quadras. O que gera uma rixa eterna entre os dois personagens. Mas por achar Haruko uma garota adoravel, Sakuragi resolve tentar conquistar o coração de sua amada kkk (lá vem treta).

Outro ponto interessante do volume 01, é que mostra o quanto a ignorância não ajuda em nada, pelo contrário só atrapalha. Pois enquanto Sakuragi com toda prepotência não entende que precisa aprender as regras básicas do basquete para poder se tornar um bom jogador, o processo de aprendizagem acaba sendo atrasado, fazendo ele demora mais para dominar as regras do basquete. O autor consegue passar muito bem a importância de respeitar o esporte, mas também aprende-lo minuciosamente para assim ser um jogador orgânico nas quadras.

______________________________________________________________________

Edição:

Com relação a edição do volume 01 da editora Panini, eu achei que tem pontos positivos e outros bem negativos. A proposta da edição de SLAM DUNK é semelhante a estrutura de Vagabond, mangá muito bem trabalhado principalmente visualmente, que contem paginas com folhas coloridas com uma lombada simplesmente linda. Além de ter aquele visual bem clear. O ponto negativo desse primeiro volume foi o da colagem do miolo … claramente a colagem esta mal feita, pois nas primeiras paginas as folhas estão como se fossem descolar do miolo. Assumo que isso foi algo que me irritou bastante afinal como todo bom colecionador nós prezamos e cuidamos para nossa coleção ficar sempre intacta. E comprar um produto que já vem com falhas é bem broxante.

Nota: 5/5 – Historia.

Nota: 5/3,5 – Edição.

Tem review lá no canal do volume 01 de SLAM DUNK, lá falo um pouco mais desse titulo e também mostro as falhas de edição que citei acima, não deixem de conferir:

Conclusão:

Apesar de ter ficado bem chateado com o probleminha da colagem das folhas no miolo do mangá, eu vejo que esse titulo merece SIM ser comprado. Tenho certeza que vocês não vão se arrepender e vão se divertir muito com a historia dele. Mas é sempre bom ficarem atentos com esse problema da colagem da lombada do volume 01. As vezes pode ter algum que não venha com esse mesmo problema, mas pelo que vi nos grupos de mangás boa parte veio. Boa sorte pra quem for comprar kkkkkkkkkkk

Bom galera essa foi uma breve resenha do volume 01 de SLAM DUNK, em breve posto a review do volume 02 aqui blz? Me falem, vocês já leram SLAM DUNK? Em qual volume estão? O que acharam?

Escrito por: Eduardo Mateus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s