Cinco livros LGBT que vocês precisam ler.

Olá pessoal, recentemente no mês de julho passamos pelo mês do orgulho LGBTQIA+, e vi que foi assunto em blogs e paginas a fora todo mundo trazendo resenhas e conteúdos voltados pra causa. Achei e acho isso extremamente legal. Porém a gente sabe que leituras inclusivas precisam fazer parte do dia a dia também. Pensando nisso resolvi fazer uma breve lista, com cinco opções de livros LGBTQIA+ .

Vale lembrar que são leituras que fiz, e que tem resenha delas todas no nosso perfil do instagram, então quem quiser saber um pouco mais é só dar uma olhadinha lá.

Quando tudo isso acabar

Conto escrito pelo autor Vinicius Grosso, mesmo autor de “Feitos de Sol” e “1+1 A matemática do amor“, que inclusive também são livros de temática LGBT. Nessa história conhecemos Pietro, um rapaz que está passando por essa quarentena que estamos vivendo sozinho. Por sorte ele teve o privilégio do lugar onde trabalha ter entrado em quarentena, logo ele é um cidadão privilegiado que tem apenas de passar o máximo de tempo em casa para se proteger do vírus. Nesse meio tempo Pietro conhece um rapaz misterioso, por um acaso do destino ambos se conhecem um pouco melhor através de mensagens de texto e daí nasce uma bela história de amor. Das leituras de quarentena, essa é uma das minhas queridinhas, pois vemos personagens que estão vivendo a mesma realidade que nos.

Encontre Joana (Livro T)

Também estamos falando de um conto, esse escrito por Maria Freitas, autora que Bissexual que também é bastante empenhada na causa, conhecida por outros contos como “Mas… e se?” e “As razões de Cris“. Nesse conto conheceremos Joana  que tem uma pequena lista de seus maiores medos: ser morta e ser expulsa de casa, que talvez sejam os medos de toda travesti brasileira, vivendo no país que mais mata pessoas transexuais no mundo. Quando se vê frente a frente com um deles, ela se vê jogada na rua, sozinha, sem dinheiro e com fome. Mas o pior ainda estava por vir.Porém, uma busca incansável pode mudar os rumos da vida de Joana e impedir que o outro medo que ela tem se realize. A escrita da autora é muito boa, e ela conseguiu transmitir perfeitamente a realidade de muitas e muitas garotas e garotos trans, que infelizmente não tem tantas opções e acabam sendo obrigados a provarem da realidade amarga das ruas.

Os Reis da Festa

Escrito por Henri B. Neto, autor também conhecido por obras LGBQI como “Natan & Lino” e “Contra tempo“, Henri também produz conteúdo literário em seu canal do YouTube e perfil no instagram. Os Reis da Festa vai ter como protagonistas Júlio e Cauã, que por sorte do destino se conhecem em uma festa na casa de Júlio e acabam descobrindo o quanto as vezes as aparências podem não significar nada. Por um lado teremos Júlio que não é exatamente o tipo de pessoa que gosta de ir á festas, ele é o tipo de pessoa que se obriga a fazer as festas. E, enquanto todos os convidados se divertem às custas das bebidas que ele comprou e da ausência de seus pais, tudo o que o rapaz faz é ficar no canto mais escuro da sala – com um copo de suco na mão, contando com a possível presença de seu melhor amigo. Já Cauã é o contrário dele, conhecido como o cara mais popular do último ano ele é bonito, popular e consegue fazer amizade facilmente com todos que tem contato. E um belo dia ele nota a presença atrapalhada do dono da casa. Com isto, a invisibilidade de Júlio parece não existir mais; e entre encontros, desencontros (e uma boa dose de telefone sem fio), a improvável dupla acaba descobrindo o quanto possuem em comum, e como as aparências podem enganar.

Simon VS. A agenda Homo Sapiens

De todos citados nessa pequena lista creio que esse é o mais popular, pois ele possui uma adaptação pra filme. O livro foi escrito pela autora Becky Albertalli, que inclusive possui outros romances com personagens representativos. Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Ele só não contava que Martin, o bobão da escola, iria chantageá-lo ao descobrir sua troca de e-mails com Blue, pseudônimo de um garoto misterioso que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. É um romance adolescente, de aquecer o coração e que toca em alguns assuntos de forma sutil.

Quinze Dias

Escrito pelo autor Vitor Martins, também conhecido por historias LGBT como “Um milhão de finais felizes” e “Escrito em algum Lugar“. Em Quinze Dias conheceremos Felipe que é  um adolescente do terceiro ano do ensino médio e ele está ansioso  para as férias  de junho. Para finalmente poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Em seus planos está  se afundar em episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas  novas que ele nunca colocará em pratica. Mas as coisas fogem do controle quando a mãe  de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por quinze longos dias, enquanto  os pais do rapaz estão viajando. Felipe entra em desespero pois Caio  foi sua primeira paixaozinha na infância e Felipe também coleciona uma lista infinita de inseguranças e não  tem a menor ideia de como interagir com o vizinho. Sempre digo que o Vitor tem o dom de escrever historias que conseguem aquecer o coração, nos sensibilizar e emocionar. E assim é com Quinze Dias, se eu pudesse classificar esse livro ele estaria na modalidade perfeito.

****

Bom essas foram as indicações pessoal. Espero que vocês gostem, e tentem conhecer mais sobre esses autores e suas obras, se possível leiam. Não irão se arrepender. E se você tem um livro, conto ou quadrinho representativo que possa indicar, fique a vontade pode ter certeza que irei atrás de saber mais sobre a indicação. Espero que tenham gostado, e até o próximo post.

Eduardo Mateus (@edu__mateus)
BLOG (@somaisumaleatorio)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s