RESENHA: SÓ VOCÊ PODE OUVIR (Kiminishika kikoenai).

Olá amigos, hoje trago uma breve resenha para vocês do mangá de volume único “Só você pode ouvir” também conhecido como kiminoshika kokoenai. Do mesmo desenhista de Another, feridas e Tsumitsuki. É um titulo que gostei bastante, espero que vocês curtam a resenha.

Nome: Só você pode ouvir (kiminishika kikoenai)

História Original: Otsuichi

Arte: Hiro Kiyohara

Volume único

Valor: 13,90

Editora JBC.

Classificação: +14

Sinopse:  Ryo é uma garota com muita dificuldade de se comunicar com seus colegas de classe, e que queria muito ter um telefone celular, já que todos têm um. Seu desejo é tão forte que ela começa a imaginar como seria seu “celular dos sonhos” em todos os detalhes. Até que a garota se imagina fazendo uma ligação pelo celular imaginário. Mas… alguém atende! Tem uma pessoa do outro lado da linha! (fonte: Editora JBC)

Iniciei a leitura desse título sem esperar muito da história, assim evitava o desgosto no final da leitura se acaso não fosse bom. Mas assumo que ele me surpreendeu bastante, foi como uma montanha Russa. De início eu estava achando a premissa sem pé nem cabeça, “uma garota extremamente solitária que por algum motivo que não é dito no mangá tinha o sonho de ter um aparelho celular. Como ela não tinha como comprar o celular ela idealizou o aparelho em sua cabeça e a partir dele passou a receber ligações de um desconhecido”. Olhando assim, quem não acharia essa história louca? Mas a medida que tudo vai se desenvolvendo e deixando as brechas para a interpretação pessoal do leitor, a trama toda vai se tornando muito envolvente.

O que mais me cativou nessa história é que são pessoas normais, com medos reais e que vivem o dia a dia se camuflando da sociedade e do convívio com outras pessoas. O que pude perceber é que a medida que os três personagens vão se conhecendo melhor eles passam a ter sentimento de empatia pelo problema do outro e assim passam a tentar ajudar o outro a se libertar dos seus medos e anseios.

Pude perceber que o celular imaginário funciona como uma corrente de ligação entre os três personagens que sofrem de problemas semelhantes, já que cada um se sente muito solitário. Afinal muitas das vezes quando nós sentimos assim, passamos a enxergar o mundo de outra forma excluindo o leque de possibilidades que tem na nossa frente e nós fechando no meio dos obstáculos. Mas quando temos o apoio de alguém que entende o que estamos passando e nós apoia conseguimos ter força para tentar seguir a vida de outra forma.

Esse mangá me fez refletir e tentar me ver na situação de cada personagem, o que me deixou um pouco chateado foi o final dele que acabou me surpreendendo muito. O final da história apesar de não ser um final “feliz” consegue trazer pro leitor uma boa reflexão e foi isso que tornou esse final interessante.

Edição Brasileira.

Sobre a edição da editora JBC, eu até que gostei bastante. Em ambas as contra capas tem informações sobre o autor e desenhista, eu acho isso interessante pois sempre que leio um livro ou um quadrinho eu quero saber quem desenhou, quem pensou na história e também em que contexto ele estava para se inspirar a criação de tal história. Além disso ele possui folhas coloridas no início do mangá. O papel apesar de lembrar muito o papel jornal, claramente dá pra ver que a fibra dele é mais forte, e ele também não possui folhas com transparência. E no final da história ele possui um posfácio, com mais informações super interessantes.

Conclusão.

Na minha opinião é um título que vale a pena adquirir, pois além da edição dele estar bem finalizada a história compensa bastante, ela é bem fechadinha digna de um mangá de volume único. E o traço do Hiro é magnífico, engrandece bastante toda obra em que tem participação dele como desenhista.

Nota: 5/4.5

Tem review lá no canal de “Só você pode ouvir”, lá falo um pouco mais desse titulo e sua edição Brasileira, não deixem de conferir:

Escrito por: Eduardo Mateus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s