Resenha: HQ: BATMAN – A piada mortal.

Eaê galera, no ano passado resolvi dar uma chance para as HQs ocidentais, para assim poder ampliar meu leque de leituras. Como os filmes de super heróis ocidentais estão cada vez mais presentes na nossa vida, pesquisei algumas HQs que eu pudesse ler sem ficar confuso, mas que pudesse entender o universo desses heróis. Assumo que li HQs tanto de super heróis, mas também busquei outros títulos de assuntos fora desse meio. Como tive forte presença de heróis como batman, x-men e superman em minha infância através de animações, procurei por HQS desses heróis por já ter uma ideia legal do que se tratava. As historinhas do Batman, comecei com “Batman: Ano um”, Batman: cavaleiro das trevas, asa noturna, Coringa, A piada mortal, Arlequina mand love entre outros … Uma HQ que gostei muito de ler foi “A piada mortal”, por ser uma historia fechada que não irá gerar dúvidas na cabeça do leitor, mas que também trás uma ideia legal de como nasceu o Coringa. Como recentemente comprei a versão física dessa HQ resolvi fazer uma breve resenha para vocês, sem spoilers. Afinal sei que uma nova geração de leitores de HQs (em que faço parte) está nascendo, e certamente esses leitores iniciante tem curiosidade por onde pode começar e tal, então aqui vai uma sugestão de leitura.

tumblr_owtc4xtlez1u788p1o8_r1_1280

Título:  Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke)

Data de lançamento: março de 1988

Autor: Alan Moored

Ilustrador: Brian Bolland

Adaptações: Batman: A Piada Mortal (2016)

Editora: DC Comics

Prêmios: Eisner Award for Best Writer

Sinopse: Batman: The Killing Joke é adaptação de uma das HQs mais conhecidas e aclamadas do universo do homem-morcego. Após fugir da prisão Coringa completamente enlouquecido querendo provar o quanto frágil e receptivo á loucura o ser humano é quando se encontra em um momento de desespero. E para isso ele usa o Comissário Gordon e sua filha em alvos de sua onda de violência. Batman vê a situação e terá que enfrentar mais uma vez o seu inimigo mais mortal.

“Eu adorei a Piada Mortal … E o meu favorito, O primeiro gibi que gostei”. – Tim Burton.

“É preciso dizer que é uma história indispensável para qualquer um que seja não só fã do Batman, mas de quadrinhos de heróis em geral?”Omelete.com.br

“Se o roteiro de Moore é fabuloso, a arte de Bolland não deixa por menos.”Universohq.com

Comentários: A piada mortal, apesar de ser uma HQ do Batman, nessa HQ vejo como personagem principal o coringa, nela o leitor irá ter mais proximidade do vilão mostrando um pouco da historia dele e de onde surgiu.  Além de também ser considerada uma das melhores historias do Batman já feita.

Nessa HQ mostra uma das teorias de como o coringa nasceu, pois o próprio personagem chega a dizer que prefere que a sua origem tenha diversas versões pois nem ele mesmo sabe qual foi a sua origem. Deixando uma lacuna aberta para diversas interpretações de como o palhaço do crime surgiu. Toda a trama se passa muito rápido, não é atoa a HQ tem poucas páginas. Porém ao mesmo tempo, apesar de ter poucas páginas a historia é muito enxuta, cada cena ocorre no momento certo justificando cada ação  dos personagens e tornando a trama eletrizante, descartando cenas desnecessárias ou que não agregariam em nada na historia.

A edição publicada pela Panini Comics (do qual comprei), ela é uma edição bem bonita. Capa dura, lombada quadrada e papel coche, para quem gosta de HQs nesse formato é uma ótima opção. Além de que é fácil achar em lojas online por um preço bem abaixo do valor original de capa. Para quem está tentando ingressar dentro desse universo de HQ ocidentais essa HQ é uma ótima opção pois a história e fechada, objetiva e clara.

tumblr_owtc4xtlez1u788p1o4_1280

nota: 5/5

No inicio desse ano quando recebi o encadernado capa dura dessa HQ logo após a leitura eu gravei um vídeo review e postei no canal do blog. Pra ver mais comentários ver um pouco mais dessa edição da editora Panini basta conferir o vídeo:

Mas e você já leu “Batman: A piada mortal?” O que achou dessa HQ? E quais HQs você recomenda para iniciantes? Não deixe de comentar, vamos trocar uma ideia.

Escrito por: Eduardo Mateus.

 

8 comentários sobre “Resenha: HQ: BATMAN – A piada mortal.

    • somaisumaleatorio disse:

      Olá amigo, não me arrependi não, pelo contrario.
      Eu gosto sempre de estar buscando coisas nova, então foi bem positivo pra mim poder conhecer um pouco desse universo de HQs ocidentais que tantos comentam e enaltecem.
      Você me deu uma ótima ideia de post aqui pro blog, pode deixar que irei pensar direitinho como escreve-lo e em breve posto.
      Desde já agradeço pela visita no blog.

      Curtido por 1 pessoa

      • Muragami disse:

        Li pouquíssimas HQs ocidentais, mas não gostei de nenhuma. E as que vejo por aí, nenhuma desperta meu interesse.
        Na verdade, obras ocidentais como um todo (HQ, filme, série), possuem características que me incomodam muito: maniqueísmo; casalzinho em tudo; happy ending; personagens pétreos (o bom só faz bondade e o mal só faz maldade). No caso específico da HQ, ainda entra a questão da quadrinização; de histórias que nunca acabam; de usar sempre os mesmos personagens.
        É possível que o problema seja que eu me acostumei muito com a estética (forma, roteiro, tema) japonesa, e/ou que eu não pesquiso obras ocidentais que fujam das características que citei.

        Vou aguardar esse post, certeza que será muito interessante o/

        Curtido por 1 pessoa

      • somaisumaleatorio disse:

        Eu acho que você se acostumou sim, eu também já pensei muito assim. Mas eu me estagno muito rápido, sempre acabou criando curiosidade por novas fontes e como eu quero sempre ampliar tentei procurar HQS ocidentais que me agradassem. Atualmente eu to lendo “O Capuz” e tipo, ele foge todos os padrões que você citou acima. Não indico agora, pois ainda estou lendo … quando eu concluir a leitura investirei em uma resenha bacana dessa HQ dai você conhecerá um pouco mais.

        Curtido por 1 pessoa

    • somaisumaleatorio disse:

      Recomendo que você opte pelas HQs menores ou já finalizada, atualmente tem sido lançado HQs muito bacanas como Black Hole, Witches, Fragmentos do horror entre outras … Se você quiser já mergulhar de cara no mundo dos heróis ocidentais, dai recomendo que comece pela DC pois tem mais HQs já concluídas, um bom exemplo é essa. Ela é de fácil entendimento. Além de ser clássica e ser acessível.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s