Resenha: Another

Oi pessoal tudo bem? Hoje trago para vocês a resenha da obra intitulada: Another. Espero que gostem 😀

Títulos: Another.

Ano de Lançamento: 2010 – 2011 (Mangá), 2012 (Anime).

Número de Volumes: 4 volumes.

Número de Episódios: 12 episódios + 1 ova.

Número de Temporadas: 1 Temporada.

Número de Live Actions: 1 Live Action.

Número de Novels: 1 Novel de 2 volumes + 1 livro.

Estúdios de Animação: P.A. Works.

Gênero: Mistério, Terror, Suspense, Escolar, Sobrenatural.

Autores: Hiro Kyohara (Arte) e Yukito Ayatsuji (História).

Classificação: + 18 anos.

“ Você acredita em maldições? Não? Então se você estive vivenciando uma maldição, esse seu conceito mudaria? “

Sinopse

Em 1972, um estudante popular da classe 3 – 3 da escola Yomiyama North Middle School acaba falecendo durante o seu ano letivo. Desde então, a cidade de Yomiyama acaba sendo absorvida por uma atmosfera terrível, através de um segredo obscuro e sombrio em relação a morte do aluno.

26 anos após o incidente, o jovem estudante transferido de Tóquio, Kouichi Sakakibara, acaba entrando para o colégio Yomiyama North Middle School e por ironia do destino, acaba parando na classe 3 – 3. Diferente do que estava imaginando por estar frequentando uma escola nova, Sakakibara logo descobre que a classe 3 – 3 aparenta ser diferente de todas as outras classes, como se todos os alunos e professores estivessem escondendo algo.

Entretanto ao conhecer a personagem, Mei Misaki, Sakakibara logo descobre que realmente a algo de errado dentro da classe, principalmente pelo mistério de todos ignorarem Misaki como se ela não existisse e ignorarem qualquer pergunta que se faça sobre a personagem.

Ao longo da história, Sakakibara tenta descobrir mais sobre a misteriosa Mei Misaki e principalmente sobre esse grande mistério que a classe 3 – 3 tenta esconder, entretanto o caminho que ele percorre ao se aproximar de Misaki, pode significar um grande perigo não só para ele, mas também para todos que frequentam a classe 3 – 3.

Qual será o desfecho e as consequências que encaminharam Mei Misaki e Kouichi Sakakibara ao decorrer dessa história que dura a mais de 26 anos?

Personagens

Another é uma obra que não possui muitos personagens, entretanto, os personagens presentes na obra são muito bem construídos e possuem suas relevâncias para o crescimento e desenvolvimento na trama.

Conheça alguns deles:

Personagens Principais

Kouichi Sakakibara

Como mencionado, Sakakibara é o novo estudante transferido de Tóquio que estuda na escola Yomiyama North Middle School, mas em especifico, na classe 3 – 3.

Sakakibara é um personagem com um passado um pouco complicado. Logo que nasce, sua mãe infelizmente acaba falecendo durante o parto assim fazendo Sakakibara viver sozinho ao lado do pai. Aos 15 anos, Sakakibara acaba indo morar com os avós na cidade de Yomiyama, pelo o motivo de seu pai Yousuke Sakakibara estar na índia por conta do trabalho.

Mas na primeira semana de aula logo depois de se mudar, Sakakibara acaba sendo levado às pressas para o hospital, por conta da doença que ele tem no pulmão, assim fazendo ele ficar internado por um determinado tempo.

Após receber alta, Sakakibara começa o mais rápido possível os seus primeiros dias de aula, entretanto a visão e atmosfera que ele sente durante o primeiro dia, já revela que as coisas não serão como ele estava aguardando.

Mei Misaki

Assim como Sakakibara, Mei Misaki é o segundo personagem principal dentro da obra de Another.

Misaki é uma garota misteriosa que frequenta a classe 3 – 3 ao lado de Sakakibara, entretanto diferente dos outros alunos, Misaki é tratada de forma como se não existe perante a todos em sua volta.

Sobre a personalidade, Misaki aparenta ser uma personagem fechada com nenhuma interação com qualquer um que se aproxime dela, mas ao longo da história vemos a real personalidade da personagem e descobrimos mais sobre seu passado misterioso.

Com o desenrolar que a história caminha, também descobrimos mais sobre a personagem e principalmente o do porque todos a ignoram e querem distancia. Assim como o do porque ela utiliza o misterioso tapa-olho que se destaca bastante.

Personagens Secundários

Tomohiko Kazami

Kazami é o representante da classe 3 – 3 assim como Izumi Akazawa, além dele ser amigo de infância de Naoya Teshigawara.

Kazami apareceu inicialmente durante o período em que Sakakibara ficou internado no hospital ao lado de Yukari Sakuragai.

Izumi Akazawa

Izumi é a representante da classe 3 – 3 assim como Tomohiko Kazami.

Logo na sua aparição, no anime, Izumi diz conhecer Sakakibara mesmo o próprio dizendo que a não conhece.

Ao decorrer da história, Izumi começa a gerar rancor contra Misaki e Sakakibara, entretanto o motivo só é revelado mais a diante.

Naoya Teshigawara

Naya é considerado “ o fabricante de humor “ da classe 3 – 3.

No decorrer da obra, Naoya demonstrar ser uma pessoa bem-humorada com todos, principalmente com Tomohiko Kazami. Ao mesmo tempo demonstra ser bem simpático, como por exemplo no dia em que Sakakibara chega na classe 3 – 3, onde o próprio conversa e demonstra a escola para o estudante transferido.

Yuuya Mochizuki

Yuuya frequenta a classe 3 – 3 assim como Sakakibara e Naoya.

Yuuya demonstra ser um personagem simpático, assim como ele também revela que é membro do clube de artes do colégio.

Formato do Mangá

Another é um mangá criado e lançado no ano de 2010.

O mangá de Another possui um desenho incrível e muito bem feito. Os detalhes da obra tanto em desenho tanto em detalhes de ambientes ou personagens chega a impressionar. Por ser um mangá com uma mistura de mistério, suspense e sobrenatural, o mangá não erra nem um pouco em trazer uma ambientação tensa e misteriosa para a obra. Em resumo o mangá é sensacional, principalmente em quesito de arte e historia que evolui a cada momento.

Formato do Anime

No ano de 2012, Another ganhou uma versão animada, assim como um ova que lançou no mesmo ano.

O anime de Another foi criado pelo estúdio P.A. Works (o mesmo de Angel Beats! e Charlotte). O formato do anime é padrão de vários outros com uma animação em 2D muito bem feita. A trilha sonora do anime também foi muito bem-criada, combinando bastante com o tom de suspense e drama que o anime tem. Assim como os pequenos detalhes da ambientação e designs escolhidos para os personagens que ficaram muito bons.

As diferenças do mangá e anime

Por incrível que pareça, tanto o mangá e anime de Another possuem as suas diferenças, dentre elas diferenças que mudam algumas coisas no rumo que a historia caminha.

Como não posso dar muitos spoilers para estragar a experiencia para quem tem interesse em conhecer pelo menos uma das obras, irei dar pouquíssimos spoilers sobre as diferenças que o anime tem para o mangá.

Design dos personagens

Vários personagens do mangá de Another tiveram seus designs alterados para a adaptação em anime, alguns desses designs alterados são rapidamente percebidos se vocês lerem o mangá primeiro ou assistirem o anime primeiro ou vir-se versa. Porém, existem personagens que tiveram seus designs completamente modificados na adaptação em anime, como por exemplo o personagem, Tatsuji Chibiki, que teve seu design muito alterado na adaptação para anime.

Personalidades um pouco alteradas

Isso não acontece para todos os personagens, mas alguns personagens de Another tiveram, mesmo só um pouco, suas personalidades alteradas na adaptação em anime. Como eu disse isso não aconteceu para todos os personagens, mas alguns personagens tiveram um pouco das personalidades alteradas, porém como eu afirmo, foram poucos personagens que sofreram isso e ao mesmo tempo a alteração foi pouca.

Mudança nos acontecimentos

Sabe o episodio da praia? Então, não acontece no mangá…

Alguns acontecimentos dentro do mangá de another são alterados na adaptação em anime, como por exemplo o episodio da praia que é um acontecimento que não ocorre no mangá, mas podia ter ocorrido. Ou mesmo, acontecimentos tipo conversas, encontros com outros personagens, etc. Mas mesmo com as pequenas ou grandes mudanças de acontecimentos presentes no anime, o anime consegue manter o foco principal da obra do começo ao fim, não ignorando os acontecimentos principais e clímax que o mangá apresenta.

Mudanças de quem vive e quem morre

Isso agora já é um spoiler, mas tem que ser discutido.

Como mencionado a cima, a adaptação em anime de Another tem varias mudanças em comparação a obra original, e uma delas, por mais incrível que seja, é sobre os personagens que vivem e morre no começo até o final. Por incrível que pareça existe alguns personagens no anime, ou no caso VÁRIOS que não eram para morrer. Em resumo para não spoilar mais, no mangá de Another existem personagens que morreram no anime, porém, que continuam vivos no mangá, ou seja… O anime quis dar uma cara de gore ao anime de Another…

Em resumo, ocorreu sim uma grande diferença do mangá para o anime de Another. Entretanto essas mudanças não comprometem os acontecimentos oficiais do mangá, e muito menos devem ser consideradas horríveis ou até fillers, nada disso. Tanto o Mangá e Anime são ótimos por mais diferentes que sejam em alguns pontos, ao meu ver, mesmo com as diferenças que o anime fez em relação o mangá, a ” diversão ” e entretenimento continuam no ápice, realmente vale a pena conferir tanto a versão em anime e principalmente o mangá que é o original.

Conclusão

Another com certeza é uma das melhores e mais populares obras já criadas, independente se está falando do mangá ou do anime.

Tanto o mangá e anime são ótimos, são obras incríveis e muito bem feitas para ambos, possuindo bons personagens, alguns até memoráveis como a Mei Misaki, possuindo também uma historia pra lá de misteriosa e muito bem construída que surpreende muito no final com tamanha revelação, assim como fatos e acontecimentos que sempre são lembrados no momento que se fala da obra, a cena do guarda chuva é uma delas… Brincadeira.

Mas enfim, Another vale muito a pena ser conhecido se caso você não tenha lido o mangá ou assistido ao anime, e se caso tenha interesse, recomendo ver ambos, para assim você ver quais são as diferenças em relação a ambos e tirar suas próprias conclusões de qual é a sua favorita. Lembre-se não existe versão melhor, mas, existem as preferencias de qual você mais gostou, lembre-se sempre disso.

Curiosidades

Agora para concluir, vamos para as curiosidades do mangá e anime de Another.

  • A primeira é bem obvia, mas tem que ser falada, a cena da dança entre o Sakakibara e a Misaki não existe no mangá (mas se foi legal, foi mesmo). 
  • A atmosfera de terror e suspense dentro do mangá é muito mais sombria em comparação a do anime, mesmo o mangá tendo seus momentos cômicos.
  • O mangá de Another foi lançado no Brasil pela a JBC no ano de 2013 e ainda foi coroado um dos maiores sucessos no ano.
  • Another tem um livro que segue os acontecimentos do mangá, entretanto algumas partes do livro são diferentes.
  • Izumi Akawaza foi a personagem que teve mais mudança dentro da obra de Another, mas as mudanças foram em relação ao acontecimento principal que acontece tanto no anime, mangá, novel e livro, não posso falar qual foi porque é spoiler.
  • Another teve um live action produzido no ano de 2012.
  • Another teve um rank de personagens favoritos da classe 3 – 3 divididos de rank D – S, vocês podem conferir na imagem ao lado.
  • O rosto do pai de Sakakibara só aparece no mangá, no anime o rosto dele nunca foi mostrado.
  • No mangá, na novel e livro, Sakakibara era alvo de bullying em sua escola anterior em Tóquio, devido ao seu sobrenome “Sakakibara” ser o mesmo nome de um assassino do ensino médio.
  • Sakakibara demontra gostar muito de ler contos de terror, ele aparenta gostar muito dos contos americanos de terror como por exemplo os livros de Stephen King.
  • Mei Misaki é a garota mais baixinha da classe 3 – 3.

Bom pessoal então é isso e eu espero bastante que tenham gostado dessa resenha, até a próxima ^^

Escrito por Ghoul.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: Another

  1. Daniel Cézar - Yoroshiku blog disse:

    O anime é bem legal, a parte da dança é OK. Mas e aquele episodio de praia? Desnecessário.
    Tornar o anime mais violento foi uma boa, acho que esse foi um dos motivos para o sucesso do anime.
    Eu li e recomendo muito o livro, principalmente pela parte da casa na montanha, bem mais crível que adolescentes enlouquecidos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s