Resenha: H.P LOVECRAFT – O cão de caça e outras histórias

Olá galeres, trago hoje uma breve resenha do mangá de terror “O cão de caça e outras histórias” que foi publicado pela editora JBC recentemente.  Assumo que gostei bastante da leitura, então quero recomenda-lo.

Nome: H.P LOVECRAFT – O cão de caça e outras histórias

Autor: H.P Lovecraft

Adaptação e arte: Gou Tanabe

Editora: JBC

Valor: R$ 21,90

Classificação: +16 anos

Volume único.

tumblr_ottyc2fwfn1u788p1o5_r1_1280

O cão de caça e outras Histórias é uma adaptação dos contos de terror de Lovecraft para o formato de mangá que foi feita pelo artista Gou Tanabe. Essa adaptação contém três dos mais famosos contos de Lovecraft. Para quem não conhece Lovecraft, ele nasceu em 1890, nos Estados Unidos, e ele é considerado um dos principais autores do gênero de terror da história, que inspirou diversos mestres do terror contemporâneos, como Stephen King, Alan Moore e Junji Ito.  Seus contos, que hoje fazem parte do imaginário popular, eram publicados em revistas pulp. Entretanto o reconhecimento do trabalho de Lovecraft só foi ter reconhecimento mesmo após a sua morte , em 1937. Entre suas obras mais famosas  estão “O chamado de Cthulhu”, “A sombra vinda do tempo”, e “Nas montanhas da loucura”.

Os três contos presentes em “O cão de caça e outras histórias” são, O templo que foi escrito em 1920 e publicado em setembro de 1925 na revista Weird Tales, O cão de Caça que foi escrito em 1922 e publicado em fevereiro de 1924 na revista Weird Tales e por fim A cidade sem nome que foi escrito em janeiro de 1921 e publicado em novembro de 1921 no periódico The Wolverine.

__________________________________________________________________________________

[SPOILERS]: Assumo que dos três contos o primeiro foi o que eu achei morno e previsível, não que o conto seja ruim. Mas ao mesmo tempo achei clichê, apesar do final do conto ser totalmente fora da caixa e acabou me surpreendendo. Mas vale lembrar que pra época que esse conto foi escrito esse tipo de trama era inovadora, então é natural eu não ter me surpreendido tanto assim com ele já que esse tipo história já foi reproduzida diversas vezes por outros artistas que por sua vez se inspiraram em Lovecraft.

Já o segundo conto (O cão de Caça) foi o que fez valer a pena cada centavo que dei nesse mangá. A maneira que toda a história se desenvolve é magnífica e apesar de eu já imaginar o que poderia ocorrer no final o conto acabou me surpreendendo e efetuando perfeitamente a função da proposta do mangá, que era de assustar. Não fiquei aterrorizado mas esse conto conseguiu despertar aquele friozinho na barriga que adoro quando estou lendo ou assistindo algo de terror. O terceiro conto (A cidade sem nome) ele conseguiu manter o ritmo misterioso e empolgante do segundo, porém ele é focado em um conceito mais filosófico que faz o leitor pensar no que “além” que o conto quer mostrar.

______________________________________________________________________________________

Edição:

Sobre a edição desse mangá, eu achei que a editora dessa vez realmente caprichou. O acabamento ficou bem legal, é um mangá com orelhas ele tem bastante informações sobre o autor, sobre a adaptação e toda a repercussão que esses contos tem. Com certeza de muitas edições de volume único da editora JBC esse título está entre as melhores então podem comprar sem medo.

Nota: 5,0 / 5,0

Tem review lá no canal de O cão de caça e outras historias, lá falo um pouco mais desse titulo, não deixem de conferir:

Conclusão:

É um mangá que sem duvida alguma vale a pena ser lido, os contos que foram escolhidos se encaixaram perfeitamente, a edição da editora também ficou linda. Não tem defeitos, esse titulo consegue corresponder muito bem as expectativa do leitor que quer contos de terror inteligentes.

Mas é ai galera, quem já leu O cão de caça e outras historias? Ou até mesmo já leu outros contos do Lovecraft, não deixe de comentar ai em baixo. Vamos trocar uma ideia.

Escrito por: Eduardo Mateus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s