Resenha: Saiki Kusuo no Ψ-nan

Oi pessoal tudo bem? Hoje trago para vocês a resenha do anime que foi lançado em 2016 intitulado: Saiki Kusuo no Ψ-nan. Espero que gostem 😀

Títulos: Saiki Kusuo no Ψ-nan ou The Disastrous Life of Saiki

Ano de Lançamento: 2012 (Mangá), 2016 (Anime).

Número de Volumes: 21 (em publicação).

Número de Episódios: 120 episódios (Divididos em 24 episódios com duração de 5 minutos cada parte do episódio).

Número de Temporadas: 2ª Temporadas (sendo que a 2ª temporada foi anunciada recentemente).

Estúdios de Animação: J.C.Staff e Egg Firm.

Gênero: Comedia, Escolar, Shounen, Sobrenatural.

Autor: Shuuichi Asou (História e arte).

Classificação: + 13 anos.

“ Se você tivesse poderes, você seria feliz? “

Sinopse

Kusou Saiki não é apenas um típico estudante comum como qualquer outro em sua escola. Junto de seu cabelo rosa, seus óculos verdes, além das antenas em sua cabeça, é mostrado que ele também possui poderes psíquicos.

Saiki possui habilidades como, leitura de mentes, teletransporte, projeção astral, levitação, super força, entre outros poderes psíquicos.

Pode até soar interessante para você que está lendo isso, mas do ponto de vista do Saiki, eles são nada além de um grande… ABORRECIMENTO!!!

“ Poderes psíquicos são desnecessários “, isso é tudo o que Saiki acredita desde criança.

Como um ser extremamente poderoso que esconde seus poderes ao máximo, Saiki agora tem seu sonho de tentar viver uma vida normal, tentando ao máximo evitar de usar seus poderes e sempre tentar ficar longe do olhar público.

Entretanto, graças aos seus estranhos colegas de classe e também aos acontecimentos diários que acontecem em sua vida, o sonho de Saiki de tentar ter uma vida normal e tentar ao máximo evitar de utilizar seus poderes em público, tornam as coisas muito complicadas.

Como será essa vida desastrosa de Saiki?.

Personagens

O Mangá/Anime de Saiki possui um bom número de personagens. Tendo no total até o momento sete personagens principais, seis no anime e sete no mangá, e tendo um bom número de personagens secundários.

O interessante na obra é que todos os personagens, principalmente os que se destacam, são muito bons, as personalidades de cada um são cativantes e muito diferenciadas uma da outra, além de cada um ter um destaque muito bom em determinado acontecimento dentro da obra. Vejam alguns deles.

Kusou Saiki

Como foi revelado na sinopse, Saiki é um psíquico extremamente poderoso possuindo diversos poderes e habilidades desde o seu nascimento. Sua personalidade em diversas vezes dentro da obra é uma personalidade séria que está em constante pensamento (por causa do poder de ler mentes).

Saiki demonstra a todo o momento ser um personagem muito cauteloso,sempre tentando ao máximo evitar de ficar perto das pessoas por medo de descobrirem seus poderes,

ou no mínimo por querer que elas o evitem mesmo, entretanto isso dentro da obra não acontece e a todo o momento alguém acaba ficando perto dele. (Principalmente nos acontecimentos inesperados que acontecem).

Saiki também demonstra não gostar de falar, e com isso ele se comunica com as pessoas através de telepatia (graças ao seu poder de ler mentes), que a proposito isso é muito normal para todos. Ele também mostra ser muito fã de doces, principalmente da gelatina de café que é seu doce favorito.

Saiki em si pode parecer um personagem sem personalidade, mas ele em si é um personagem que demonstra muita personalidade mesmo não parecendo, as atitudes e personalidade demonstrada na obra por ele é única, e o modo que ele tenta viver sua vida tentando não usar seus poderes é muito divertido e engraçado de se ver.

Riki Nendou

Em palavras simples, podemos dizer que o Nendou é um personagem…. Idiota.

Nendou é um personagem alto (com um queixo muito, né), que frequenta a mesma escola do Saiki. Entretanto como já foi dito, Nendo é considerado um personagem “ idiota “ porque diferente de todos, Nendou não pensa em absolutamente nada, não importando se a situação é séria ou não, fazendo assim ele ser o responsável por várias cenas cômicas dentro da obra.

Entretanto fora essa parte, Nendou mostra ser um ótimo personagem, com um bom coração, que ao longo da obra demonstra ser um dos personagens que por mais que coloque o Saiki em diversas confusões (fazendo assim o Saiki o achar perigoso), demonstra mostra ser um dos mais amigos e companheiros.

Bônus: Saiki não consegue ler a mente do Nendou e Nendou chama Saiki pelo apelido de ” parceiro “.

Shun Kaidou

Se o Nendo é considerado um idiota, o Kaidou é considerado um “ chuunibyou” .

Kaidou em palavras simples, é um personagem que possui uma personalidade muito excessiva dentro da obra. Ele em vários momentos tenta mostrar que é um ser poderoso que tem poderes psíquicos, além de também dizer que faz parte da organização intitulada “ Dark Reunion “, que no caso seria uma organização muito perigosa. Entretanto não é assim que a banda toca.

Kaidou em si na realidade não faz parte de nenhuma organização, e que sim ele é somente um ser “ normal “ assim como todos os outro. Por conta de ser um “ chuunibyou”, Kaidou possui uma mente muito excessiva, como já foi citado, fazendo assim ele imaginar diversas situações onde ele irá resolver da forma mais exagerada possível. Porém detalhe: Ele tem medo das coisas mesmo bancando o maioral.

Podemos dizer que Kaidou assim como Nendo, e um pouco o Saiki, é considerado mais um alivio cômico para a obra. Mas não é bem assim.

Kaidou é um excelente personagem com muita personalidade, suas cenas dentro da obra são muito divertidas, principalmente os seus sentimentos de amizade que ele demonstra ter pelo Saiki, fazendo ele considerar o Saiki um ótimo amigo. Mesmo sendo meio covarde em alguns momentos, Kaidou demonstrar ter um forte senso de justiça, ajudando alguns personagens em algumas situações dentro da obra, algumas essas até perigosas. Em conclusão, posso dizer que Kaidou é um excelente personagem assim como Nendou e Saiki.

Kokomi Teruhashi

Em palavras resumidas, Teruhashi é considerada a garota mais perfeita do mundo.

Por conta de sua grande beleza que cativa muitos homens e até mesmo mulheres, Teruhashi é considerada por muitos como “ a garota perfeita “, fazendo assim ela se achar uma pessoa incrível e perfeita por todos a admirarem tanto.

Entretanto por Saiki não a desejar como todos os outros, Teruhashi começa a fazer de tudo para conseguir fazer Saiki prestar atenção nela, fazendo até planos para consegui faze-lo a perceber, porém no processo de tudo isso ela acaba se apaixonando por ele, que deixa o Saiki ficar completamente surpreso (assustado) com isso.

Teruhashi em si é uma personagem interessante, sua personalidade dentro da obra é muito atrativa e divertida, a fazendo ser uma personagem muito legal de se acompanhar, assim como o Saiki, Kaidou e Nendou. Mas a melhor parte da personagem claramente são suas tentativas, algumas até que bizarras, para chamar a atenção de Saiki, que com certeza são um grande alivio cômico dentro obra, isso sem eu mencionar a imaginação dela junto do Saiki, que são muito hilárias. Em conclusão Terushashi assim como outros é uma excelente personagem.

Kineshi Hairo

Vamos falar do representante de classe que todos queriam ter, talvez.

Kineshi é o representante de turma do Saiki, ele é uma pessoa com uma personalidade muito excessiva, não tanto como a do Kaidou, ele é apaixonado por esportes, sempre tentando motivar todos a praticarem, assim como é considerado confiável por todas as pessoas em sua volta.

Entretanto podemos também dizer que ele é um daqueles personagens que fazem todos gostarem e ao mesmo rirem. Em diversos momentos dentro da obra vemos Kineshi sendo um representante de classe normal, mas em outros, bom, vemos um personagem tendo motivações até que engraçadas para fazer determinadas coisas, coisas essas até que simples de se fazer, sério coisas muito fáceis mesmo.

Em resumo eu posso dizer que Kineshi é aquele tipo de personagem que todos vão gostar bastante por conta da personalidade e atitudes exageradas. Ele é um excelente personagem assim como todos os outros, tendo uma personalidade única e divertida, além de também ser essencial e importante em alguns momentos. Assim como os outros posso garantir que vocês vão gostar muito do Kineshi.

Bônus: Ele considera o Nendou como um rival.

Aren Kuboyasu 

Em palavras resumidas, Kuboyasu é aquele personagem cômico que todos esperam ver o que aconteceria se caso alguém o irritasse pra valer.

Kuboyasu é um personagem transferido de uma outra escola, onde ele era um delinquente por lá, que agora tenta ao máximo esconder a sua antiga personalidade. Em uma primeira vista ele aparenta ser calmo, mas se por acaso provocar, aí você está ferrado.

Kuboyasu ao meu ponto de visão é um dos melhores personagens da obra, ele tenta ao máximo ser uma pessoa normal e simpática, mas em vários momentos, vários mesmo, vemos ele tendo dificuldades para isso, fazendo assim ele soltar vários traços da sua antiga personalidade em vários momentos, que são totalmente hilários.

Podemos concluir que Kuboyasu é um personagem excelente como todos os outros, por mais que goste de encrencas, Kuboyasu demonstra ser amigável e muito leal a todos os seus amigos, criando assim um laço forte com todos eles, ou quase, Saiki né. Posso concluir que ele assim como os outros, vai ser um personagem muito atrativo na obra.

Os Pais do Saiki

Mesmo não sendo personagens principais, vale a pena citar os pais do Saiki.

Por um lado, temos uma mãe gentil e carinhosa, porém que pode ficar furiosa se caso algo ruim aconteça com ela ou com sua família, ou para melhorar, o marido apronte algo e ambos acabam brigando, mas voltam porque se amam né.

E no outro lado temos um pai gentil que trabalha numa empresa, onde o seu trabalho principal é….. Lamber os sapatos do chefe, trabalho 10/10.

Saiki Kusuo no Psi Nan - 01 - Large 17.jpg (1280×720)Os Pais do Saiki posso garantir que são personagens muito divertidos. Além deles saberem dos poderes do Saiki, eles ainda o pedem ajuda com os seus poderes em diversas partes dentro da obra, mesmo sabendo que o Saiki detesta isso. Ambos os pais do Saiki são personagens muito legais e posso garantir que vão gostar muito da interação deles com o Saiki e com os outros personagens quem em determinado momento se apresentam para eles.

Os Personagens Secundários

Como já foi citado, dentro da obra existem vários personagens secundários, entretanto diferente de algumas outras obras, vários desses personagens possuem seus momentos importantes, chegando ao ponto deles quase serem personagens principais.

Exemplos que posso citar são:

Reita Toritsuka: Personagem que tem a capacidade de enxergar espíritos.

Chiyo Yumehara: Personagem essa que já teve interesse pelo o Saiki e acompanha o grupo da Teruhashi.

Chisato Mera: Personagem essa que tenta juntar dinheiro para a família, mas com isso passa inúmeras noites sem comer, e ainda desenvolveu um apetite vorás, vocês vão entender quando a verem.

Entre vários e vários outros que não desanimam e são muito interessantes. Em questão de personagens a obra Saiki não desanima.

Formato do Anime

Assim como quase todos os animes, Saiki Kusuo no Ψ-nan possui uma animação 2D muito bem-feita pelos estúdios J.C.Staff e Egg Firm. A trilha sonora do anime também é muito boa, realmente escolheram ótimas trilhas para o anime, assim como também criaram ótimas aberturas para ele. A comedia do anime também não é de descartar, a comedia em si é muito bem feita e original, se encaixando muito bem em várias situações em que os personagens acabam encarando. Como também as pequenas mensagens que o anime passa em momentos um tanto “ sérios “ que o anime possui.

Formato do Mangá

O mangá de Saiki possui um desenho muito bonito e bem feito, os detalhes dos ambientes, os designs e expressões dos personagens são muito bonitos e trabalhados. Em resumo o formato do mangá é muito bom e que ao passar do tempo o desenho só evolui.

Os Poderes do Saiki

Vamos falar um pouco dos poderes que o Saiki demonstrou em torno da obra.

Como já foi explicado, Saiki é um psíquico extremamente poderoso, possuindo vários poderes psíquicos externamente poderosos, uteis e perigosos se caso ele acabe perdendo o controle. Vejam alguns exemplos.

Telepatia: Um dos poderes mais utilizados do Saiki é a sua telepatia, com esse poder Saiki consegue ler a mente de todos ao seu redor, num raio de vários quilômetros. Entretanto por não ter controle sobre ele, Saiki infelizmente acaba escutando a mente de todos em sua volta, assim sabendo de coisas completamente desnecessárias ou até mesmo irritantes, como um spoiler de filme ou anime. Em resumo o poder de telepatia do Saiki é muito útil, mas ao mesmo tempo frustrante.

Levitação: Outro poder do Saiki é a habilidade de levitar ou levitar objetos, com esse poder, Saiki pode mover objetos maiores que ele para qualquer direção, assim como ele também pode usar esse poder para flutuar, dando a expressão que está voando.

Teletransporte: Outra habilidade do Saiki é o teletransporte, com esse poder, Saiki pode teletransportar para qualquer lugar do planeta num tempo quase instantâneo.

Invisibilidade: Outro poder do Saiki é a invisibilidade, com esse poder, Saiki consegue ficar invisível, entretanto se alguém encostar nele, logo, essa habilidade é automaticamente cancelada.

Alteração de memória: Outro poder é a alteração de memória, com esse poder, Saiki pode mudar as memorias das pessoas em sua volta, as fazendo pensar que fizeram coisas diferentes do que realmente fizeram.

E por ai vai, Saiki na obra tem vários outros poderes que ao longo do mangá e anime são revelados em situações especificas, e acreditem, cada um deles além de serem legais, ao mesmo tempo também são muito engraçados, principalmente nos momentos que são utilizados. Entretanto também tem suas fraquezas e principalmente a frustação, já que com eles, Saiki não consegue aproveitar sua vida como ele queria, já que literalmente ele já consegue ter tudo o que ele quer com o uso dos seus poderes.

Conclusão

Com todos esses elementos analisados e explicados, posso concluir que a obra do mangá e anime do Saiki, é uma obra muito recomendável e que vale muito a pena ser lida/assistida. Ambos o mangá e anime são muito bons e bastante divertidos, a ideia de um personagem com poder ilimitado e que não gosta de utiliza-los porque atrapalham a sua vida, é bem original e muito atraente, a historia e os personagens foram muito bem construídos, a trama também foi muito bem montada, principalmente nas cenas de comédia que geram muitas risadas, mostrando também que foram criadas de uma forma muito criativa, fazendo assim a obra ter um humor quase único.

E pra terminar, posso afirmar que a obra do mangá e anime Saiki Kusuo no Ψ-nan é uma das obras de comédia que todos pelos menos deviam conhecer em um certo momento, o anime não decepciona em matéria de criatividade, assim como o mangá, a historia é incrível e os personagens são únicos, onde com toda a certeza vocês vão acabar gostando de quase todos eles. Posso concluir que Saiki Kusuo no Ψ-nan é uma obra que todos vão gostar por vários motivos e que com bastante certeza irão se divertir bastante com a historia do psíquico Saiki, que por mais que queira ter uma vida normal, parece que a vida quer que ele entre em varias situações com seus colegas, que futuramente acabam se tornando mais que isso.

Curiosidades

  • Saiki possui a habilidade de se transformar, tanto que a sua transformação mais conhecida é a transformação que ele se transforma em uma garota chamada Kusuko ou Kuriko.
  • Além de Saiki, existem mais alguns personagens com poderes psíquicos dentro da obra, um deles é o Reita Toritsuka, e o outro é a Mikoto Aiura.
  • Mesmo sendo extremamente poderoso, Saiki possui um medo extremo por insetos, o motivo é que ele não consegue ler a mente deles, fazendo assim ele ter um medo absoluto por eles.
  • A obra ganhara um live action em 2017, que aparentemente está seguindo um visual muito idêntico ao conteúdo original do mangá.
  • Saiki explica que a primeira vez que ele usou seus poderes, foi durante o seu nascimento, fazendo todos pensarem que a cor do seu cabelo rosa era normal, assim como consequência fazendo que o todos no mundo tivessem o cabelo diferente do outro.
  • Saiki já foi citado em outras obras, mas a mais conhecida foi em Assassination Classroom.
  • O Anime já tem confirmação de uma segunda temporada, entretanto a data ainda não se sabe desde a publicação dessa resenha.
  • O mangá é uma das marcas registradas na Shonen Jump, tanto que o próprio personagem Saiki aparece em varias capas da revista.
  • Mesmo não parecendo, o mangá foi criado em 2012 e aparentemente é um grande sucesso no japão.
  • A obra teve um ova de 16 minutos lançado em 2013, com uma animação diferente do anime de 2016.
  • Antes de ser um sucesso, o mangá teve um volume único lançado em 2011.

Bom pessoal então é isso, eu espero que tenham gostado da minha resenha do anime Saiki e que por favor assistam o anime ou vejam o mangá, porque realmente ele vale muito a pena ser visto :D.

Escrito por Ghoul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s