Top 05: Cinco obras CLAMP que são indispensáveis.

Olá amigos, essa semana enquanto eu lia o volume 04 de Guerreiras Mágicas de Rayearth, me veio a cabeça de elaborar uma lista com cinco opções de animes/mangás CLAMP que vale a pena conhecer. Porém enquanto escrevo essa frase me questiono “que obra CLAMP não valeria a pena ver?”, pois na minha humilde opinião 99% das obras CLAMP ou das obras que tiveram dedo e influência CLAMP são a materialização de obras bem sucedidas.

Para aqueles que não sabem, CLAMP é um grupo renomado de mangakas, formado por quatro mulheres: Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi. Conhecido não apenas no Japão mas no mundo todo. O estilo de mangás delas é bem variados, desde shōjos até temas adultos.

Pensando nessas obras incríveis do universo CLAMP, resolvi fazer uma lista com cinco animes/mangás CLAMP que vale muito a pena conhecer.

01- Cardcaptor Sakura

tumblr_olkmztxapu1u788p1o2_400

Sinopse: Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela magia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberos, o guardião das cartas (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno), surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma cardcaptor.As cartas provocam fenômenos estranhos ao redor de Sakura, que emprega os poderes das cartas já capturadas em seu báculo mágico para dominá-las e juntá-las à sua coleção.No decorrer da trama, além das histórias misteriosas que envolvem as cartas, também se fazem presentes cenas que mostram o crescente romance entre Sakura e Syaoran, intercalados com as cenas de ação.

Comentários: Sakura é praticamente o carro chefe dos animes do gênero Mahou Shoujo. Em cumplicidade com Sailor Moon ambos os animes praticamente trouxeram o tema para o Brasil e outros países e hoje são renomados por todo o mundo. O mas interessante é que tanto o anime quanto o mangá é preciso assistir/ler com muita atenção pois por trás de toda a inocência de Sakura Kinomoto, uma garota mágica que de 10 anos, existem muitas mensagens implícitas abordando diversos assuntos polêmicos. O ponto principal, que mais curto em CC Sakura é porque mostra muito bem o amadurecimento da personagem, acho isso sempre fundamental independente da obra ou gênero.

02- Chobits

tumblr_olkmztxapu1u788p1o5_400

Sinopse: A história se baseia no grande avanço tecnológico que foi capaz de criar robôs muito parecidos visualmente com seres humanos, há uma crítica muito forte ao individualismo que a sociedade passou a viver devido o avanço da tecnologia, ao ponto de substituir a companhia de seres reais, por estes modelos programados. O personagem principal da história se chama Hideki, um jovem que se muda para Tóquio com a finalidade de conseguir entrar na Universidade de Tóquio.Ele vivia em uma fazenda em Hokkaido e ao chegar a Tóquio vê-se envolvido em uma sociedade frenética e avançada repleta de persocoms.

Persocoms  são robôs de “estimação” no universo de Chobits. Possuem versões de bolso ou tamanho adulto, embora na série também mostre no tamanho de crianças, estes são encontrados em menor numero.

Mas em uma noite enquanto voltava para o seu apartamento, encontra um persocom fêmea, muito bonita no lixo. Aparentemente em perfeitas condições e descartada por seu dono anterior, Hideki a leva para casa e descobre que todos os dados foram apagados, a belíssima robô não possui nenhuma programação e consegue apenas se movimentar e falar “Chi”, e é por isso que recebe este nome. É assim que começam as pesquisas para desvendar os mistérios dessa persocom abandonada, com o desenrolar da história Hideki e Chi vão se juntar a Shinbo, o melhor amigo do rapaz e a Minoru, um especialista em tecnologia, e juntos tentarão descobrir se Chi pertence a lendária série de robôs chamados Chobits, robôs criados com a capacidade de naturalmente desenvolver personalidade e sentimentos por seres vivos.

Comentários: Fico sempre surpreso quando conheço alguém que seja fã de animes e mangás, que nunca nem ao menos assistiu Chobits, porque creio que esse anime junto com CC Sakura e Guerreiras Mágicas também é um dos mais conhecidos e renomados do grupo CLAMP. Mas a questão é de que Chobits é um anime de temática totalmente futurista que consegue abordar de maneira sutil as criticas abordadas em sua história. Além de que o senso comico desse anime é simplesmente maravilhoso. Também não tem como não se apaixonar pela Chii, quando eu assisti pela primeira vez fiquei querendo ter uma persecom também kk.

03- Guerreiras Mágicas de Rayearth

tumblr_olkmztxapu1u788p1o3_400

Sinopse: Durante uma excursão escolar à torre de Tóquio, três estudantes: Hikaru Shidō, Umi Ryūzaki e Fuu Hō-ōji são convocadas pela Princesa Emeraude para salvarem Cefiro. Ao chegarem lá são recebidas pelo Guru Clef. Clef conta tudo sobre aquele mundo mágico, e que Princesa Emeraude havia sido raptada pelo sumo-sacerdote Zagato.

As três garotas, foram convocadas para se tornarem Guerreiras Mágicas de Cefiro. Para conseguir isso, Clef deu a cada uma delas uma armadura que evolui conforme seu desempenho e poderes diferentes: Hikaru-Fogo, Umi-Água e Fuu-Vento.

Comentarios: Estou lendo essa obra atualmente e assumo que estou apaixonado pelo mangá, já havia assistido o anime. Mas o mangá também é muito bom, além de ser divertido ele passa a sensação de que você está em um jogo de RPG como as personagens vivem comentando no próprio mangá. logo, logo (assim que concluir a leitura) irei postar uma resenha quentinha para o nosso blog e canal.

04- X/1999

tumblr_olkmztxapu1u788p1o4_400

Sinopse: No ano de 1999 o destino da humanidade está nas mãos de um único jovem: Kamui. Ele é o predestinado que, no dia prometido, terá que decidir entre destruir a humanidade e assim salvar a Terra, ou defender a humanidade que consequentemente irá destruí-la.

Comentários: Conheci recentemente a versão anime dessa obra e assumo que gostei muito, não é aquele tipo de anime que você vai ficar entediado com facilidade, mas ao mesmo tempo é um anime que vai exigir toda a sua atenção para poder entender aqueles detalhes que podem passar por despercebido. Pelo que sei “X” causou certo desconforto a sociedade japonesa por abordar temas considerados “ocultos” lá no Japão o mangá entrou em hiatos até então. O que é uma pena pois eu queria saber o desfecho dessa história.

05- Tsubasa RESERVoir CHRoNiCLE

tumblr_olkmztxapu1u788p1o1_400

Sinopse: Num reino chamado Clow , vivia a Princesa Sakura, que era apaixonada por um dos seus súditos, o seu amigo de infância Syaoran. Ele é arqueólogo, e assim como o seu pai, Fujitaka, trabalha numa escavação arqueológica nas ruínas do reino. Um dia, a Princesa Sakura visita as escavações, com o propósito de declarar o seu amor a Syaoran. Porém, ela é atraída por um símbolo no chão, com o qual havia sonhado anteriormente, e ao tocá-lo, fica inconsciente e começam a surgir asas nas suas costas. Essas asas são dispersadas, e as penas, que representavam seu coração e alma junto com as suas memórias, são espalhadas por várias dimensões. Sem elas, a Princesa se torna um “recipiente vazio”, e corre risco de perder a vida. Para salvá-la, o sumo sacerdote do reino, Yukito, envia-a junto com Syaoran, à Bruxa das Dimensões, Yuuko.

Comentários: Posso dizer que Tsubasa é uma obra para aquele fã CLAMP assíduo. Pois ele vai trazer diversos personagens queridos da franquia para um único anime. Claro que esses personagens estão desempenhando outros papéis com outras finalidades, mas ainda assim é empolgante.


É muito dificil chegar a uma conclusão justa para uma lista dedicada a apenas cinco sugestões de animes do grupo CLAMP, listei nessa aqui animes/mangás que eu gosto muito. Mas o grupo tem um enorme currículo de obras bem sucedidas que poderiam ter sido citadas aqui se acaso fosse um top 10 por exemplo. Mas farei o seguinte, se essa lista tiver um bom numero de visualizações e comentários irei postar a continuação (parte 02) do post, citando mas cinco obras produzidas pelo grupo CLAMP ou que teve participação do mesmo. Que acham?

Então não deixem de comentar, se já conhecem as obras citadas na lista acima, se tem alguma que você acha que ficou faltando ser citado nesse post ou se tem alguma curiosidade com relação ao grupo ou algum dos animes/mangás citados acima. Vamos debater o assunto do post, pois dessa maneira ajuda o nosso blog a crescer e também me ajuda a saber se vocês gostaram ou não desse tipo de lista. Eu particularmente fiz esse top 05 imaginando que vocês vão amar, afinal como não amar as obras CLAMP? Então é isso, conto com vocês.

7d8b1d84e2471ad2b5b1c3e9e1181e58

Fonte: O resumo utilizado nas sinopses tirei fragmentos que estão disponíveis no site Wikipedia. Porém ainda assim editei eles postando apenas informações que acho necessárias para uma sinopse, removendo spoilers ou trechos que não vejo necessidade de citar.

Escrito por: Eduardo Mateus.

Anúncios

3 comentários sobre “Top 05: Cinco obras CLAMP que são indispensáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s