Tigresas do Kpop: Red Velvet faz referência à Alice No País das Maravilhas em “Rookie”

Após quase uma semana sem nada de interessante no k-pop a coluna mais selvagem para enaltecer o pop coreano esta de volta e dessa vez estrelando uma das bandas mais populares: Red Velvet. Eu sabia que elas estavam vindo, e já aproveito para dizer que fiquei bem ansioso pelos teasers de “Rookie“, pois todos faziam referência a Alice no País das Maravilhas ou As Crônicas de Nárnia seja pelo guarda-roupa ou figurino e eu estava certo:

Rookie” já começa com um rap meio cheerleader depois os versos se desenvolvem de maneira interessante até chegar uma ponte mais slow down com palmas de fundo tudo parece criar um clima bem instigante e eis que vem o refrão onde as garotas deixam sua voz mais infantilizada, e o problema todo nem é esse, e sim quando no segundo verso o rap mantém a mesma tonalidade de voz e deixa com que a música fique estranha aos ouvidos. O middle-8 também tem um clima que começa mais brando e vai crescendo aos poucos para entregar o refrão que não é tão grandioso para toda a construção da música.

rookie2.png

O vídeo faz referência a Alice No País das Maravilhas e também ao Mágico de O’z, e se você quiser também pode pegar aí um gancho para As Crônicas de Nárnia já que o guarda-roupa é usado como passagem para esse mundo de LSD. Para quem conhece Alice nos País das Maravilhas existem aí várias explicações sobre o porquê daquele mundo e você pode conferir tudo nessa lista de curiosidades, e as meninas do Red Velvet já deixam de cara que elas não sofrem de desordem neurológica  – como a Alice real inspirada no livro -, mas sim trata de uso de uma flor com aroma mágico – metáfora para alguma droga ilícita ou lícita – que faz com que as meninas tenham alucinações durante todo o vídeo. Servindo como referência o famoso conto de Lewis Carroll, por conta do seu figurino ou da forma como a integrante é instigada por uma criatura estranha – ao invés do coelho temos um humanoide florido –  a entrar no país das maravilhas. Onde está a referência do mágico de O’z? Perceba que há apenas uma um único caminho que assim como Dorothy só poderia caminhar pela trilha de tijolos amarelos, então temos aí uma referência bem sútil, porém criativa. Vale destacar que o figurino tanto de Alice quanto de Doroty são azuis então a referência fica ainda mais embaralhada e bem utilizada pela banda.

rookie4.png

Óbvio que o vídeo é cheio de referências da própria banda em seu início e isso faz com que ele soe mais original do que simplesmente ser uma aventura dentro de contos infantis, e também explica algumas cenas avulsas que surgem após todas as referências serem jogadas fora. A segunda parte do vídeo se torna mais uma série de alucinações causadas pelo aroma da flor inicial seja por mostrar as meninas em situações de enjoo ou euforia, e também por aparecer aí mais cenas em que elas parecem assustadas ou se divertindo com o que estão vendo ao seu redor. O que perde um pouco a beleza, pois acaba virando uma série de acontecimentos sem um ponto final interessante.

rookie3.png

O fato de “Rookie” estar infantilizada ganha pontos com o vídeo por fazer aí várias referências aos contos infanto-juvenis e também por um clipe que consegue soar coeso, até certo ponto. É uma pena não terem aproveitado mais o conceito de Alice no País das Maravilhas e o Mágico de O’z para enriquecer mais o seu enredo e torna-lo mais interessante, por hora o clipe é bonito e divertido. A canção tem um refrão bem abaixo para o que toda sua produção oferece, mas os demais versos funcionam bem e conseguem segurar ela, se você ignorar o vocal mais infantil vai conseguir pegar gosto pela música. O saldo geral é positivo, e foi um lançamento bom.

Escrito por JAPONESQUE DIVAS

Anúncios

8 comentários sobre “Tigresas do Kpop: Red Velvet faz referência à Alice No País das Maravilhas em “Rookie”

  1. Kelen Vasconcelos disse:

    Quando ouvi me deu uma desapontada, esperava um MV bem bacana, mas não foi o que aconteceu. A música é com certeza uma das mais fracas que elas já trabalharam. Mas tem sempre aquela questão, se ouvir mais vezes irá gostar do seu som viciante.
    Tenho q deixar uma observação, esse aplique de cabelo na cabeça da Joy ficou muito esquisito, dá pra perceber q não é cabelo dela :/

    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s