Cinco personagens trans de Animes e HQs.

Em meus passeios pela internet hoje, vi que dia 29 de janeiro foi dia da visibilidade trans. Pensando um pouco nesse tema, percebi que isso poderia gerar um post legal, afinal vocês já perceberam a quantidade de personagens transgênero presente nos quadrinhos tanto ocidentais quanto asiáticos? Creio que não, pois muitos acabam passando por despercebidos. Nos mangás e animes principalmente o numero de personagens transgênero é muito grande e muitos de vocês já devem ter visto animes que tem esse tipo de personagem e nem perceberam. Então nesse post irei citar cinco personagens de animes, mangás ou HQs que são transgênero.

01– Seiko Kotobuki (Lolevy Complex)

tumblr_oklw8594bw1u788p1o1_1280

É muito interessante a forma que Lovely Complex consegue agregar vários personagens de diferentes personalidades e diferenças em uma única trama tornando esses personagens protagonistas, mostrando que pessoas que não estão dentro do padrão estipulado também tem vida e historia. O mas legal é que a autora consegue introduzir a Seiko que é uma personagem transgênero dentro do contexto sem fazer com que ela tenha destaque maior por ser trans, pelo contrario a personagem tem o mesmo nível de popularidade dos outros personagens, e a história trata do assunto da forma mas natural possível, mostrando que mesmo Seiko sendo transgênero não a difere de ninguém. Lolely complex é um ótimo anime o mangá também é bem legal, pretendo iniciar a coleção dele muito em breve.

02– Amazon Trio (Sailor Moon)

tumblr_oklw8594bw1u788p1o5_1280

Sailor Moon é um anime e mangá que é referencial quando o assunto é trazer personagens LIGBT para a trama, em toda a serie tanto do anime clássico quanto do mangá diversos personagens desse gênero passaram pela história. Na trama o trio amazon são animais que foram transformados em humanos na forma de homens, porém por não se identificarem com seu gênero eles se vestem como mulheres e falam no feminino, além de serem bem extravagantes em suas roupas e falas.  Naoko mas uma vez acertando e ousando na escolha dos personagens. O mas interessante é que embora o povo Japonês seja bastante conservador, vira e mexe tem personagens de animes e mangás que que agregam a essa categoria.

03– Hange Zoë (Shingeki no Kyoujin)

tumblr_oklw8594bw1u788p1o4_1280

Chegamos a um personagem de uma série bem atual e popular, que tem sua sexualidade de forma ambígua na trama. Embora o personagem tenha físico feminino no anime, o próprio autor faz questão de sempre agregar pronomes neutros sempre que o personagem é citado, deixando o caso em aberto para a imaginação dos fãs do anime.

04– Aloysio Yeoh (DC comics)

tumblr_oklw8594bw1u788p1o3_1280

Como não podia deixar de citar uma personagem trans do universo das HQs, escolhi a Alysia Yeoh, que foi a primeira personagem transgênero do universo DC . Na 19ª edição da HQ da Batgirl, a personagem revela para sua melhor amiga (Batgirl) que mudou de sexo. Ao meu ver ao contrario do universo dos animes e mangás as HQs Ocidentais sofreu um processo mais lento quando o assunto é agregar personagens do meio LGBT a suas histórias, até porque boa parte dos super heróis conhecidos e renomados hoje foram criados a muito tempo atrás em uma época onde o habitual era personagens brancos, certinhos, inteligentes e héteros. Atualmente muitos personagens tem sido remodelados, como é o caso de John Constantine que é Bissexual, Harley Quinn e Poison Ivy que já foi confirmado também que elas tiveram um caso homossexual entre outros personagens. Aos poucos o universo das HQs ocidentais vai saindo do universo café com leite para abordar outras temáticas abraçando novas causas. Apesar de alguns fãs ainda torcerem o nariz quando algum super heroi famosinho revela mudança em sua orientação sexual, o que eu não entendo é o que isso vai influenciar no desempenho do personagem na hora de salvar o universo? Que eu saiba nada.

05– Miyuki (Yu Yu Hakusho)

tumblr_oklw8594bw1u788p1o2_1280

E por fim escolhi a personagem Miyuki do anime Yu Yu Hakusho. Ela surge lançando a duvida se seria uma mulher ou não, de inicio o personagem Yusuke se recusa a lutar com ela por ela ser uma mulher, porém após descobrir que se tratava de uma mulher trans ele ataca ela iniciando o combate. Evidentemente o anime não trata da questão da mulher trans da forma que deveria se tratar, acaba levando pro lado comido da coisa, mas  analisando a época em que o anime foi feito irei dar um desconto afinal a forma de pensar era outra e o movimento LGBT não tinha tanta força de expressão quanto tem hoje, talvez fosse tratado esse assunto de forma diferente se o anime tivesse sido lançado nos dias atuais.

Conclusão: Esse pequeno post quis mostrar que até no universo dos quadrinhos existe personagens de participação notória que são trans ou homossexuais. E por motivo algum o gênero ou orientação sexual desses personagens influenciou no percurso da história. O mesmo vale para a vida real, afinal a orientação de gênero ou sexualidade dos outros não influencia em nada na vida pessoal de ninguém, todos tem direito de ser quem quiser ser, cabe a cada um respeitar, parar de diferenciar as pessoas isso só divide o mundo em varias partículas. Não precisamos disso.

Mas e você, quais personagens trans que ficaram fora desse top 05 você já viu em animações, animes, mangás, hqs, games? Não deixe de comentar, o seu comentário promove a interação do nosso blog com nossos leitores.

Escrito por: Eduardo Mateus

Anúncios

6 comentários sobre “Cinco personagens trans de Animes e HQs.

  1. SHIGATSU disse:

    Muito boa sua seleção, e abriu com Seiko-cchin que fora a Lisa, é meu personagem preferido de LoveCon ❤

    Muito bonita a causa

    #porummundomaisigual

    PS: também sempre achei curioso os pronomes de tratamento atribuídos a Hange.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s