Resenha: Helter Skelter

Hey hey hey pessoas, demorei mais finalmente parei em casa e terminei de escrever a resenha de Helter Skelter que venho falando que irei postar a 19392828271717171 anos. Não entendo porque demorei tanto afinal é uma obra que gostei bastante da leitura, e creio que vocês vão gostar também.

Título: Helter Skelter

Autor: Kyoko Okazaki

ISBN: 978-85-8362-117-1

Formato: 15 x 21 cm

Páginas: 320 páginas (inclui páginas coloridas)

Acabamento: Off-set 90g – Capa Cartonada

Valor: R$ 24,90

Volumes: Volume Único

Classificação/Faixa-Etária: Recomendado para maiores de 18 anos

Assuntos/Categoria: Drama – Psicológico

Andamento: Completo

Sinopse: Após várias plásticas extensivas e manutenção vigorosa, Lilico se tornou a beleza em pessoa, se tornando uma modelo, atriz e cantora de enorme sucesso. No entanto, logo seu corpo começa a reagir mal às tantas cirurgias e ela se vê em decadência física. Agora ela é obrigada a encarar as consequências do que fez e o inevitável fim. (fonte: New Pop)

tumblr_ojujnpmdn11u788p1o1_1280

Comentários: Se eu pudesse mesmo definir Helter Skelter em palavras, eu diria que esse mangá é uma montanha russa. Pois ele consegue fazer com que o leitor sinta diversos sentimentos tanto positivos quanto negativos com relação aos personagens que vivem essa história. O mais interessante é que tudo gira em torno de Lilico, a história se inicia e termina mostrando o quanto a personagem é forte e tem potencial, mesmo ela não sendo uma personagem muito agradável.

Creio que pro leitor que já leu a obra, ler essa resenha e me ver falando que a Lilico é uma personagem com “potencial” soa meio estranho. Mas se pararmos para analisar um pouco e pensar, Lilico nada mais é do que uma vítima de toda a pressão que a mídia impõe nas pessoas. A diferença é que ela pode nos mostrar como é chegar aos extremos disso, já que faz parte do imaginário de muitas pessoas que a vida de um idol é perfeita. Afinal sempre veremos esses idols sendo endeusados pela mídia, vivendo uma vida perfeita e cobiçada por todos. Mas será que esse tipo de vida existe mesmo? Eu não duvido que um idol viva bem melhor do que nós meros mortais. Mas tenho certeza que eles também vivem seus dramas, afinal tudo tem um preço, basta saber que peso tem esse preço na vida de cada um.

tumblr_ojupf6caim1u788p1o1_1280tumblr_ojupf6caim1u788p1o2_1280

Lilico abre mão de uma vida normal para ser uma supermodelo, mas também referência de beleza japonesa. Para isso, Lilico passa por uma série de cirurgias plásticas mudando cada centímetro do corpo, até se tornar o tipo de mulher perfeita para os olhos de todos. Tudo acaba fluindo perfeitamente como o planejado e sem perceber Lilico se torna uma divindade mas também fonte de inspiração para muitos. Mas como tudo tem um preço, o mangá logo nós mostra que ser uma figura pública não é nada fácil, muitas horas de trabalho, vida totalmente exposta, estresse constante, além de que é necessário abrir mão de muitas coisas. Ao tomar a decisão de se tornar uma figura pública Lilico se desvincula da vida antiga que tinha para viver algo novo, algo superficial e frio.

Mas o grande drama do mangá é a data de validade que cada indivíduo público tem dentro da esfera da fama. Sabemos que muitos idols vieram pra ficar, independente do que façam sempre serão abraçados pela sociedade. Mas também sabemos que muitos deles são celebridades instantâneas que surgem, fazem sucesso momentâneo e logo após voltam para o anonimato. E Lilico passa por esse tipo de problema muito bem, pois ela depende da beleza estética para se manter sendo idolatrada por todos, afinal a beleza diferencia ela dos demais. No momento em que o corpo dela passa a reagir a tantas cirurgias, má alimentação, horas extensas de trabalho, Lilico percebe que ela como uma peça de roupa ou uma mercadoria, tem data de validade e que não iria demorar muito tempo para que uma outra Lilico surgisse e tomasse o lugar dela. E esse tic-tac que nasce na cabeça da personagem faz com que ela saia completamente do eixo, perdendo o controle de suas atitudes, reações e vida. Não se importando com as consequências de seus atos poderiam causar a ela e as pessoas ao seu redor. Lilico é a imagem nítida da posição de uma estrela em decadência, como alguém pode viver em extremos tão rápido e tão destrutiva.

O mangá consegue fazer uma crítica muito profunda com relação a indústria da beleza, mídia e suas celebridades. O quanto artificial tudo isso é. Mas também o quanto esses padrões manipulam a sociedade e dita o que cada um deve fazer para ter uma vida “perfeita”, quando nós sabemos que as coisas não são tão simples assim. Lilico e tantas outros idols são apenas imagens superficiais de uma vida perfeita, que apresentam apenas um lado da moeda, apenas o que é interessante mostrar. E que mesmo assim consegue seduzir as pessoas, um personagem que consegue mostrar isso muito bem é o da irmã da Lilico. Uma garota normal, sem nenhum atributo físico que chame atenção, mas tem a irmã como um referencial pois ela viu que após a irmã passar por tantos procedimentos cirúrgicos e mudar tudo no corpo, só assim teve o respeito e admiração das pessoas. E a irmã ao ver tudo isso, passa a perceber que também precisa mudar o que não acha bonito no corpo, para também poder ser respeitada. Essa garota representa as milhares e milhares de garotas, mulheres e até mesmo homens que também se submetem a mudar o corpo para se tornar semelhantes a outras pessoas e assim ter o respeito de outras pessoas.

Eu achei o final do mangá muito bom, assumo que eu esperava tudo menos aquele final. Creio que Helter Skelter teria uma continuidade, porém como a autora sofreu um acidente após a conclusão a história acabou sendo interrompido, tanto é que Helter Skelter é um mangá que não teve revisão após o acidente da autora.

Filme: A adaptação para Live Action de Helter Skelter que ocorreu no ano de 2012, eu achei que ficou muito bem desenvolvida, conseguiram transmitir bem a essência do mangá.  O elenco foi excelente e as mudanças que foram feitas para a plataforma das telonas não foram tão grandes a ponto de pesar na história, além de que a trilha sonora do filme é simplesmente adorável. Recomendo que quem leu esse mangá que procure o filme que provavelmente irá achar. Eu assisti online no blog www.dopeka.com lá vocês conseguem achar vários live actions como doramas também, todos disponíveis Online.

Material: Sobre a questão física da edição da editora New Pop com esse mangá de volume único. Eu vejo que tem pontos positivos e negativos.achei que o formato ficou bem legal, ficou bem diferente dos mangás normais, pois ele tem um tamanho maior, lembra muito o formato de livros. A capa é simplesmente linda e também achei que a capa de fundo com a sinopse e fundo branco ficou muito legal também. Helter Skelter é um mangá que com relação estética ele é muito agradável visualmente de se ver, possui páginas coloridas, papel de boa qualidade, então ele me agradou bastante nesse quesito.

tumblr_ojujnpmdn11u788p1o6_1280tumblr_ojujnpmdn11u788p1o5_1280

O que achei negativo é que o miolo não foi tão bem fixado a capa, então tem momentos que chego a achar que o mangá é sensível nesse quesito e as folhas podem ocorrer de descolar (não sei se é paranoia minha ou outras pessoas também perceberam isso), então eu tento pegar com bastante cuidado nesse mangá pra evitar que ocorra isso futuramente. Porém o erro mas gritando em Helter Skelter foi a revisão ortográfica, porque pra uma editora de repercussão nacional, ter uma revisão tão precária como foi em Helter Skelter chega a ser estranho. O mangá em vários pontos apresenta erros ortográficos, não chega a atrapalhar a leitura nem interferir em nada na história mas é chato, dá a impressão que você está lendo algo amador, que você chegou em um site qualquer e imprimiu, colou e pronto. Acho que a editora precisa ficar mais atenta a esse tipo de detalhe porque é algo que vem sendo comentado em vários grupos destinados a mangás no Brasil. E isso pode acabar se tornando uma “fama” negativa para a editora, principalmente porque tem consumidores de mangás que se negam a comprar um produto com erros ortográficos, então a editora precisa urgentemente mudar isso.

Conclusão: Helter Skelter é um ótimo mangá, na minha opinião merece estar na estante de todo bom colecionador. Tem uma história muito envolvente e com uma ótima crítica, que vai fazer o leitor pensar e refletir sobre diversas coisas. Apesar dos erros ortográficos da editora New Pop, acho vale ter esse mangá na coleção. Além de que é muito fácil achar ele em lojas especializadas e com desconto abaixo do preço de capa.

Abaixo se encontra um vídeo review que o canal do nosso blog fez sobre o mangá, mostrando a versão fisica dele, entre outros detalhes adicionais. Se ainda não deu uma conferida no vídeo o momento é esse:

Quem não conhece ainda o nosso canal não deixe de se inscrever nele, dar like no vídeo e compartilhar com os amigos. Essa ação estará ajudando o nosso canal a crescer e alcançar outras pessoas.

Mas e você, já teve oportunidade de ler Helter Skelter? O que achou da obra? Vamos fofocar nos comentários abaixo, a sua opinião é fundamental para que possamos trazer mais e mais conteúdo de qualidade, além de queremos nós aproximar mais dos nossos leitores.

Escrito por: Eduardo Mateus.

Anúncios

6 comentários sobre “Resenha: Helter Skelter

  1. Japonesque Divas disse:

    Eu achei a história do mangá bem interessante e me instigou a lê-lo através do que a resenha soube passar sem os spoilers.
    É bem interessante a questão das cirurgias e como tudo é volátil em um mercado de consumo que transforma ídolos em produtos de massa, e como essas pessoas que chegam a esse patamar tem de se mostrar perfeitas o tempo todo na frente da mídia e como isso afeta elas psicologicamente por trás, o que deve ser bem interessante de ser lido. Bom, fiquei curioso e adorei a review! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • somaisumaleatorio disse:

      Helter Skelter consegue mostrar muito bem o quanto obscuro pode ser a esfera da fama e o quanto dificil é se manter nela, eu gostei muito desse mangá quando puder leia ele, até porque é bem curtinho ou assista o Live Action, tenho certeza que fará com que você faça boas reflexões.

      Curtir

  2. JMB disse:

    Só Deus sabe o quanto fiquei feliz quando a NewPOP anunciou esse mangá.
    Helter Skelter é tão atual e tão realista que chega a assustar. O traço desleixado da autora só ajuda a construir o clima de degeneração/apodrecimento interno e externo da Lilico.

    O live-action tbm está a par da excelência do mangá (mostrando pro otaquinhos que existem SIM live-actions maravilhosos em solo japonês). A atuação da Erika Sawaijiri é brilhante (talvez por ter passado algumas coisas que a Lilico tbm passou no mangá). Sem contar e ending do filme que é estupidamente boa.

    PS.: Passei meses sem vir aqui e já me deparo com posts de K-Pop? Bom ver que o blog tá evoluindo!!

    Curtido por 1 pessoa

    • somaisumaleatorio disse:

      Exatamente, a critica social presente em Helter Skelter ainda é muito viva em nossa sociedade, é um mangá contemporâneo que consegue abraçar temas atuais e que ainda vão durar por muito tempo.
      O traço eu assumo que de inicio eu estranhei, mas aos poucos fui percebendo que ele combinava perfeitamente com o que a história queria transmitir.
      O Live action eu vi recentemente, e assumo que ele se tornou o meu predileto porque o filme conseguiu reproduzir tudo muito bem, a atuação da Erika Sawaijiri foi muito perfeita, ela conseguiu me fazer idealizar a Lilico perfeitamente. Além de que a trilha sonora … meu deus, uma das melhores musicas da ayumi esta ali.
      Fico feliz que tenha gostado do crescimento do blog, uma das metas é deixar ele o mais amplo possível a assuntos geek esse ano para poder atingir vários nichos. Agradeço por acompanhar o blog já a tanto tempo ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s