[Análise]: Mangá My Hero Academia vol.01

Oi galera, finalmente tive tempo para concluir a resenha do volume 01 do mangá My Hero Academia que estreou agora no mês de outubro na editora JBC. Nessa análise irei dizer para vocês o que achei desse primeiro volume e quais foram os pontos positivos e negativos dele.

Gêneros: Ação, Aventura, Comédia, Shounen.
Autor: Horikoshi Kouhei
Nº total de edições: Em andamento
Periodicidade: Bimestral
Formato: 13,5 cm X 20,5 cm
cerca de 200 páginas
Preço: R$ 14,90

Sinopse:DONS” – nome para os superpoderes que muitos humanos possuem. Mas nem sempre esses poderes são usados em prol da justiça … E se existe o mal que não pode ser ignorado, nós, heróis, estamos aqui para combatê-lo! Hum? Quer saber quem eu sou? HA, HA, HA, HA, HA, HA! Muito bem, jovem! o seu sonho, e só o seu, começa aqui! Corra em linha reta e a todo vapor em direção a ele! “Plus Ultra”!! (fonte: Editora JBC)

Comentários: Finalmente o tão esperado My Hero Academia chegou as bancas do Brasil, com uma capa repleta de cores e uma sobrecapa de deixar inveja a outros mangás da editora que não tiveram o mesmo paparico. Mas porque será que a editora resolveu apostar nesse novo shounen?

Bom, para quem não sabe My Hero Academia é um mangá que estreou na revista Weekly Shonen Jump no ano de 2014. Ele tem sido uma das novas apostas da revista na categoria Shounen, mas também tem sido muito bem recebido pelo publico japonês fazendo bastante sucesso atualmente. O retorno dessa obra foi tão positivo que em 2016 tivemos a oportunidade de acompanhar a versão animada do primeiro arco da história, que atraiu comentários variados do publico tanto asiático quanto japonês. E mas uma vez o retorno foi tão positivo que no término do último episódio do anime, tivemos a confirmação da segunda temporada do anime. O que é muito bom, eu particularmente estava muito ansioso que a segunda temporada fosse confirmada afinal foi um anime que gostei muito de acompanhar, o desespero pra ver a versão animada já tem bastante tempo, mas ai já é uma longa história que pode ser comentada outro dia rs …

Sobre a edição Brasileira do Mangá, eu gostei bastante da capa ter sido no conceito original. Acho que isso é uma coisa que algumas editoras já tem feito. A Panini ultimamente tem lançado diversos mangás que são com capas no conceito original, um bom exemplo disso é Black Rock Shooter. Achei que o balãozinho com a pequena sinopse que tem na sobrecapa de My Hero Academia deixou a arte um pouco cheia de informação demais, principalmente se formos levar em conta que o primeiro volume tem diversas cores na capa (azul, vermelho, laranja, amarelo, verde entre outras). Acho que a sinopse teria ficado melhor se tivesse sido exposta em uma pagina única antes do índice no início do mangá. A edição é bem simples, se eu fosse fazer uma comparação diria que é bem semelhante a edição de Black Rock Shooter da editora Panini, capa mole e papel-jornal. A sobrecapa poster esta simplesmente linda, foi o ponto mas positivo tanto para quem comprou em lojas especializadas quanto para quem fez assinatura.

Não vi a presença de folhas com transparência, isso foi algo muito bom afinal é muito chato você comprar um mangá de um custo teoricamente “alto” e ele vir com folhas com transparência. Falando em transparências eu assumo que desanimei muito com minha coleção de Knights of Sidonia, pois além de ter a presença de algumas folhas com transparência de nível médio a alto, o manga ele não vem dentro do plástico para quem compra em bancas de jornal ou livrarias. E isso é muito ruim tanto pro consumidor quando pro vendedor, afinal nós colecionadores sabemos o quanto um mangá é delicado, qualquer movimento errado pode machucar o mangá e deixar com marcas. O plástico ajuda a evitar que o mangá fique lesionado antes do consumidor comprar e a falta dele acaba desvalorizando muito o produto, eu mesmo já deixei de comprar alguns volumes de títulos da editora em questão, porque ao chegar na banca o produto estava lesionado. E como estamos falando de um mangá de 17,90 $ de custo, fica muito chato pagar por esse valor e ainda comprar um produto com marca de pancada, folha com orelhas, riscado, entre outros probleminhas que esses mangás ficam expostos ao ficarem nas lojas sem a devida proteção. Não pretendo dropar a minha coleção, mas assumo que investirei em comprar esse Sidonia apenas em lojas online, onde posso achar por um valor menos ao preço de capa, pois não compensa para mim comprar um produto caro que vem em situação ruim nas bancas e lojas. E desde já digo que esse não é um problema do proprietário da loja, mas sim da editora.

34

Algo bem interessante dessa edição de My Hero Academia, é que entre a divisão de capítulos sempre tem algum comentário do autor ou curiosidades sobre o mangá e o universo da história, eu achei isso super legal pois é algo que sempre gosto de ler nos mangás que acompanho. Além de que no final do volume tem um Glossário e mais algumas curiosidades para o leitor se divertir.

A iniciativa da editora em deixar algumas palavras voltadas para o nosso cotidiano bem interessante assim o entendimento da obra fica mas fácil, mas, ao mesmo tempo, achei desnecessário a censura com os palavrões, afinal o quanto mais fiel ficar melhor. Além de que o mangá é de classificação para maiores de 14 anos, quem lê esse tipo de mangá já tem concepção do tipo de linguagem que quer falar. Outro ponto negativo foi ao longo da leitura as páginas soltam muita tinta, acho que isso é algo que a editora poderia ter cuidado nas próximas publicações.

12

Com relação a história, nesse primeiro capítulo teremos um mangá basicamente fiel ao que foi visto no anime da temporada passada de 2016. Que tanto quem assistiu quanto quem não teve oportunidade de conferir, vai se deliciar lendo esse primeiro volume. Assumo que atualmente não ando tão animado para acompanhar shounens, creio que por minha infância ter sigo regada de shounens, e por ter desfrutado dos melhores shounens que já teve na história dos animes, atualmente eu estou dando oportunidade de conhecer outros gêneros. Mas ainda assim assumo que My Hero Academia conseguiu chamar a minha atenção e acabou me conquistando facilmente. Não por ser uma história totalmente original e diferente de tudo já visto, pelo contrário, creio que por My Hero Academia faz uma repescagem legal de outras obras orientais e ocidentais e satiriza de forma cômica tudo aquilo, acaba tornando a história muito gostosa de se acompanhar. Além de que os personagens são muito carismáticos fazendo com que o leitor se identifique com eles ao longo da história.

Recomendo que quem não tive oportunidade de conhecer essa obra, aproveite a oportunidade de que ainda é acessível achar o primeiro volume nas bancas e lojas físicas e online. Sei que é possível achar scans online também, porém você comprando a edição física do produto você vai esta abastecendo a indústria dos mangás no nosso país, e fazendo com que as grandes editoras continuem investindo e trazendo mais obras legais pro nosso país, portanto não deixem de fazer um esforço e comprar o seu.

Para mais detalhes sobre a edição desse volume 01 de My Hero Academia, não deixe de conferir o vídeo análise que foi postado no canal do nosso Blog no Youtube. Se for novo no canal se inscreve e acompanhe os próximos vídeos.

Escrito por: Eduardo Mateus.

Anúncios

2 comentários sobre “[Análise]: Mangá My Hero Academia vol.01

  1. vanezanunes disse:

    Arrasou na resenha! Eu realmente achei que essa edição soltou muita tinta, acabou manchando algumas partes e fiquei de coração partido. Achei uma graça as partes em que autor falava mais sobre a criação do mangá e os primeiros rascunhos dos personagens xD
    Morri com o All Might original kkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    • somaisumaleatorio disse:

      Fico feliz que tenha gostado. Infelizmente a escolha do papel não ajuda, pq pode perceber que papel jornal e mangás que precisam de mais coloração preta no desenho sempre solta tinta, se você ler berserk que tem muita coloração preta, não vai soltar tinta porque o papel é bem melhor.
      Eu também amo ler esses mangás que tem esses trechos do autor falando, é muito legal.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s