[Resenha]: The Promised Neverland cap. 01 a 03.

Olá amigos, no post de hoje iniciarei a sequencia de analises do novo mangá da revista Shounen Jump, o titulo se chama The Promised Neverland. Achei a proposta desse mangá muito interessante, consegui ficar envolvido muito fácil com o enredo que na minha opinião tem uma temática bem diferente e inusitada, formulando uma sensação de misterio que só vai ficando mais intensa a cada capitulo que sai.

Nome: The Promised Neverland

Gênero(s): Mistério, Psicológico, Shounen, Super Poderes, Suspense

Autor: Kaiu Shirai

Artista: Posuka Demizu

Status: Tem saido capitulos atualmente.

Sinopse: Emma e seus amigos vivem uma boa vida no orfanato em que cresceram. embora as regras sejam duras, a babá(ou qualquer outro nome pra quem cuida das crianças) é gentil. mas porque as crianças são proibidas de saírem…? (fonte: Union mangás)

Comentários: Não tem como iniciar uma análise sobre The Promised Neverland sem compartilhar com vocês meus inúmeros elogios com relação a essa obra. Conheci essa obra recentemente por indicação de um amigo, e após a leitura dos três primeiros capítulos (era o que havia disponível na época pois havia acabado de estrear) já me senti completamente envolvido com a história. O mais curioso é que a revista em que esse mangá está sendo publicado no Japão é nada mais nada menos do que a Shounen Jump, revista essa que é conhecida por publicar grandes obras do gênero shounen como One Piece, My Hero Academia. Por a proposta de The Promised Neverland ser algo mais ousada e Dark acaba sendo totalmente controverso a revista em que o mesmo está sendo publicado. O que espero é continue havendo investimento nessa obra e que o mangá futuramente não seja cancelado (só iremos ter certeza do futuro dessa obra provavelmente após o capítulo 07, quando poderemos saber se irá permanecer na revista ou não) afinal a história tem potencial, o que não sei é se esse potencial será bem explorado nessa revista em questão.

Indo para o que importa, nesse post irei analisar os três primeiros capítulos, já no próximo darei sequência com comentários de mais três capítulos e assim por diante a medida que for saindo novos capítulos.

  • Obs: Esse texto contem spoilers, portanto antes de ler essa análise aconselho que leia os capítulos citados antes.

Capítulo 01Fim de um sonho, o início de uma manhã.

Nesse primeiro capítulo temos uma bela introdução do universo em que nossos personagens principais (Emma, Norman e Ray) vivem. Em um grande orfanato onde todas as crianças tem a faixa etária de 1 até 12 anos, sendo cuidadas e educadas pela atenciosa e fraterna “Mama“.

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o1_1280

De início a história se mostra um tanto quanto normal, cada personagem é introduzido de forma agradável, mostrando a personalidade de cada um e suas principais qualidades. Como a Emma que é uma garota extremamente atenciosa e que sempre se dedica a ajudar a sua “Mama” e irmãs nas tarefas de casa e tudo que fosse necessário para preservar a harmonia naquele local.

Nenhuma das crianças sabem de onde veio e o porque estão naquele orfanato, tudo que sabem é que quando chegar em determinada idade (12 anos) serão adotadas. Todas as crianças convivem em harmonia e durante boa parte do dia dedicam-se a estudos avançados, alimentação e lazer. Ou seja, esse orfanato é basicamente o paraíso? Não acham?

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o2_1280

Porém por cerca da página 31 (esse primeiro capitulo tem 57 paginas) todo esse clima de lugar perfeito é desconstruído. Causando sentimento de aflição e desespero não apenas naqueles personagens mas também em quem está lendo. Resumindo os acontecimentos afinal não quero contar toda a história (apesar de que não tem como reter spoiler nesse tipo de análise), Emma e Norman por sorte do destino descobrem que toda a vida que eles viveram até dado momento foi uma farsa e que na verdade todas as crianças que completam 12 anos que eram adotadas não iriam para lares de famílias, mas sim eram sacrificadas em prol de uma seita misteriosa de monstros que eles não imaginavam que podia existir.

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o3_1280

E é nesse momento que essas duas crianças entram em desespero, por não querer acreditar que aquele tipo de coisa poderia estar mesmo acontecendo. Então a querida “Mama” seria uma farsa? Então eles não passavam de mercadorias? Como sair desse problema se não havia contato com nenhum outro adulto nem muito menos com o mundo por trás dos grandes muros do orfanato? E como poderia ficar ainda pior a “Mama” acaba percebendo que alguém havia descoberto o tal segredo, porém ao mesmo tempo ela não consegue identificar qual das crianças sabe do que está ocorrendo ali, e até onde elas sabem.

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o4_1280

Na minha opinião é a partir desse momento que a história realmente começa, e já de cara nas últimas paginas desse capítulo vemos que aquelas duas crianças não iria se dar por vencidas facilmente e que iriam tentar sobreviver de qualquer custo. Creio que um personagem que mostra esse tipo de determinação e frieza logo de cara é o Norman, afinal alguém precisava colocar os pés no chão e esfriar a cabeça para assim poder pensar com clareza os fatos que estavam ocorrendo naquele local.

Capítulo 02A verdade é sempre cruel …

No início do segundo capítulo pude perceber o quanto toda aquela informação fez mal e acabou abalando o psicológico de Emma facilmente, por outro lado vejo Norman totalmente frio e seguindo o que fazia todos os dias para não levantar suspeitas. E dessa forma aconselhando e trazendo a realidade de volta para os olhos de Emma, “eles não iria ter chance de sair dali vivos a não ser que colaborassem com a situação e não demonstrassem sentimentos”, frieza é o que eles precisavam no momento para que dessa forma pudessem criar um plano sólido para fugir daquele lugar.

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o5_1280

Porém Emma por ser uma personagem muito afetiva e ligada a seus “irmãos” não queria simplesmente fugir em cumplicidade com Norman, mas sim fugir e levar todos os seus irmãos juntos. Ela não quer que mais ninguém seja sacrificado da forma que ela viu anteriormente.

Dessa maneira Norman e Emma precisam manter a tranquilidade para não levantar suspeitas na Mama mas ao mesmo tempo precisam pensar em um plano perfeito para salvar suas vidas e de seus irmãos. Bem naquele estilo missão impossível (kkk). Afinal Norman e Emma são crianças de inteligência bem desenvolvida e já tem maturidade suficiente para “possivelmente” conseguir escapar daquele lugar, mas daí levar várias crianças de idades inferiores tornava tudo mais complicado e difícil.

Ainda nesse capítulo a dupla passa a estudar o que possivelmente estaria ocorrendo naquele lugar. Quem era de verdade aqueles monstros? Para onde eles levavam as crianças? Quais eram as possibilidades e obstáculos de fugirem dali? Que tipo de mundo existe por trás dos muros do orfanato? Eram muitas dúvidas para serem solucionadas com urgência.

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o9_1280

Para fechar o capitulo mas um fato importante é colocado em pauta, a “mama” tinha controle de exatamente tudo, ela sabia o que todos possivelmente estava pensando, sabia como lidar com as situações mas também podia achar todos com facilidade com o uso de um rastreador. Então como driblar um ser tão experiente assim? A Mama conhecia eles desde muito cedo, mas eles também conhecia ela muito bem (ou achavam que conhecia). Porque não passar a usar isso como um fator de contra ataque positivo?

Capítulo 03 Nós não podemos voltar para aqueles dias. Agora, a nossa querida mãe tão distante …

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o6_1280

Na minha opinião foi nesse capítulo que o bicho começou a pegar de verdade, como li os três capítulos de uma só vez acabei tomando um verdadeiro susto com a multiplicidade de emoções que esse capítulo consegue transmitir.

Já no início vemos Norman e Emma investigando cada lugar do orfanato em busca de materiais necessários para poder escalar o muro do orfanato (que era muito alto) em especial uma corda. É nesse momento que ambos passam a fazer questionamentos do porque aquelas crianças estavam sendo mortas daquela forma, e se eles eram apenas “comida” daqueles demônios (maneira que ambos denominam os seres que viram com a Mama no primeiro capítulo) porque eles precisavam ter uma idade ideal para serem enviados? Porque eles precisavam dedicar tantas horas do dia estudando, testando seu potencial, sendo alimentados corretamente? Afinal se todas aquelas crianças representavam apenas comida poderiam simplesmente enviá-las e fim de assunto. Porque fazê-las passar por todo esse ritual de preparação antes? Assim a dupla passa a questionar o qual era a verdadeira finalidade daquilo tudo, será que era apenas de alimentar aqueles seres misteriosos?

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o7_1280

E a Mama? O que a Mama era finalmente? Porque uma humana daria de bandeja seus semelhantes? (não que isso não fosse algo “natural” até no mundo real, não acham? Cada um só pensa em si, em seus ideais. Mas assim podemos passar a questionar quais são os ideias da Mama? o que ela está fazendo ali?).

Mas para mim, o ponto mais impactante desse capitulo se encontra na página 16 quando não apenas a Emma mas também eu como leitor é surpreendido com a imagem repentina da Mama na sua frente, coisa que eu só imaginava que pudesse ser reproduzida tão bem em filmes de terror. Essa cena do mangá sem dúvidas é genial, a sensação de esta sendo observada que a personagem consegue transmitir e tão forte que eu como leitor me senti retraído como se estivesse naquela cena naquele momento (kkk), posso estar exagerando mas creio que só lendo para entender o que quero dizer.

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o8_1280

É nesse momento que a Emma passa a ter certeza que a Mama sabe que a garota já está por dentro do segredo que envolve aquele lugar, e que a Mama não está nenhum pouco assustada com esse fato. Afinal ela era a “mãe” ela melhor do que ninguém conhecia e sabia o que se passava na cabeça de todas aquelas crianças. Mas a jovem Emma é inteligente o bastante para saber que se ela ceder naquele momento não terá volta, então consegue (ou tenta rs) contorna a situação e continuar dentro do disfarce sem entrar em conflito direto com a Mama. Essa cena só deixa claro que, o inimigo não era ingênuo, ele estava preparado para tudo, ele era o melhor e se aquelas crianças queriam mesmo sair vivas dali precisavam superar o inimigo.

tumblr_odjx9r3cpt1u788p1o10_1280

Por fim vemos a Mama conversando sozinha em frente ao espelho, e assim podemos ver que a mesma tem um código de barras (acho que posso denominar assim), escondido por de baixo da gola da roupa em seu pescoço. O mesmo código número que todas as crianças tinham na mesma região, dando a entender que ela era tão humana quanto eles e que possivelmente ela estava tão enrolada quanto eles. Bom, essa foi a impressão que essa semana pode me passar.

Adicionais: Essa foi a primeira análise, creio que logo, logo posto a análise dos capítulos 04, 05 e 06 portanto fiquem atentos as atualizações do blog para assim não perderem a continuação das análises de The Promised Neverland. A minha observação maior com relação a esse mangá, é que a história é uma grande bola de neve a cada capítulo mas misteriosa fica, a cada porta que esse mangá abre outra porta se fecha deixando o leitor curioso, tenho gostado muito.

Como é um mangá novo e que ainda tem poucos capítulos a única maneira de acompanhar ele é por scans. Quem tem perfil em sites pagos de scans de mangás, com certeza, creio que já deva ter, já quem não tem eu indico o site onde tenho lido que é o Mangás Union, o site é bastante leve e tem bastante títulos disponíveis. Desde já deixo claro que como colecionador de mangás da preferência que todos comprem os títulos que são lançados em nosso país pois dessa forma alimentamos a indústria de mangás aqui no Brasil quanto lá no Japão, além de que faz com que mais títulos sejam trazidos pro nosso país então não deixem de comprar mangás físicos.

Porém os scans é algo que pode ajudar, para você conhecer um título novo, saber se vale a pena comprar ou ler títulos que ainda não foram publicados no nosso país. Mas não deixem de comprar as edições físicas, ajudem a trazerem mas títulos para o nosso país.

Mas e você já conhece The Promised Neverland ? Quais foram as suas impressões sobre esse mangá? O que acha que pode melhorar? O que acha que esta por trás de todo esse mistério? Não deixe de comentar, vamos debater. Afinal tudo acima é apenas a minha opinião sobre os fatos, quero saber a de vocês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s