#RESENHA – SUICIDE SQUAD.

Olá galera, nesse post irei fazer uma breve análise do que achei do filme Suicide Squad (Esquadrão Suicida) que teve sua estreia agora no mês de agosto. Foi um filme que me deixou com bastante expectativas (creio que não foi apenas eu) e que gerou diversos comentários após o seu lançamento por parte do publico consumidor desse tipo de conteúdo. Você já assistiu? Não? Relaxa que procurei ao máximo evitar grande spoilers.

Título:  Suicide Squad (Esquadrão Suicida)

Data de lançamento:  4 de agosto de 2016 (Brasil)

Duração: 132min

Direção: David Ayer

Roteiro: David Ayer, John Ostrander, Justin Marks, Robert Kanigher, Ross Andru

Distribuidor: Warner Bros. Pictures

Gênero: Aventura, Ação

tumblr_ocu318tcxz1u788p1o3_1280

Sinopse: O governo americano precisa ter sua própria equipe de metahumanos, para combater possíveis ameaças que simples humanos não saberiam lidar com a mesma eficácia. E assim nasce o projeto do Esquadrão Suicida, onde perigosos vilões encarcerados são obrigados a executar missões a mando do governo. Caso sejam bem-sucedidos, eles têm suas penas abreviadas em 10 anos. Caso contrário, simplesmente morrem. Deixando esses vilões em uma situação sem muitas escolhas.

Comentários: Esquadrão Suicida é um filme que desde que foi anunciado vem causando bastante tumulto, tanto para o lado positivo quanto pro negativo. Ele vem com a proposta de trazer os vilões mais aclamados das histórias dos quadrinhos da DC Comics para as telinhas dos cinemas, mas será mesmo que essa aposta foi tão bem-sucedida assim? Creio que em questão de lucros e bilheteria com certeza Esquadrão Suicida foi um filme que conseguiu se sair bem tanto aqui no Brasil quanto em outros países pois além de ter forte divulgação de seus personagens e do filme em si muito antes do filme chegar nos cinemas do mundo, também teve forte divulgação por parte dos fãs de forma indireta.

Porém a questão é, esse filme conseguiu mesmo transpassar a proposta real do termo “esquadrão suicida” e de seus personagens usados na trama?

Antes de mais nada é interessante ressaltar que a história do esquadrão suicida se inicia com outro grupo. Os personagens que são inseridos no filme não fazem parte da primeira formação original. Na trama original o Capitão Richard Flag, Karin Grace, Dr. Hugh Evans e Jess Bright efetuavam missões perigosíssimas em vez de irem para a corte marcial. Essas missões eram consideradas suicidas e por conta disso veio o nome. O esquadrão suicida até então teve uma lista rotativa de supervilões cuja lealdade é assegurada através da injeção de nanopartículas reguladoras. Ou seja, o filme já começou errando dai, eles poderiam muito bem ter explicado que o esquadrão suicida já existia antes e que aqueles vilões que foram “capturados” seriam parte da nova formação da equipe, porém eles insistiram em modificar a história deixando a entender que o esquadrão suicida nasceu ali naquele propósito coisa que não foi bem assim.

Mas até ai tudo bem afinal modificações existem e tudo poderia ser aceitado se o erro morresse ai, mas o filme só foi ficando ainda pior e revoltante a medida que cada personagem foi sendo inserido na trama, com flash back’s que não foram bem desenvolvidos de modo que deixou boa parte do publico em dúvida do que estava acontecendo ali, além de que em 2H:12min de filme boa parte das cenas se resumira em flash backs e mais flash back dos grandiosos vilões apresentados no filme. Porém o grande gorila do filme (para não dizer erro tremendo) foi modificar a história e personalidade dos personagens. O que eles esperavam que os fãs e críticos iriam achar do Joker (Coringa) um dos vilões mais aclamados das HQs com a personagem totalmente contraditória da que todos estão acostumados a achar nas HQs originais?

tumblr_ocu318tcxz1u788p1o2_400

É interessante que fique claro que não existe romance entre Coringa e Arlequina. A relação deles é uma troca mutua de interesses, enquanto a Arlequina realmente demonstra ser “louca” pelo Coringa o tal nas HQS não demonstra o mesmo. Para o Coringa a Arlequina é apenas uma peça do jogo que ele poderá usar como ataque quando preferir. O coringa jamais iria se preocupar nem muito menos montar todo um plano apenas para libertar a Arlequina só porque “ama” ela, isso não existe. E erros semelhantes se repetiram com outros personagens em que tiveram a sua base modificada no filme.

O mais louco de tudo é a finalidade da missão deles, não quero dar spoilers mas o esquadrão suicida foi criado para resolver missões perigosas e secretas, porém que estão dentro do nível deles. A missão que eles tem no final chega a um ponto que eu como espectador fiquei me perguntando como aqueles vilões conseguiram contornar aquela situação? E a maior pergunta que ficou na minha cabeça foi, onde estava os super-heroes naquele momento em que simplesmente o mundo todo estava correndo perigo? Cadê superman, mulher maravilha, Batman, Flash e cia? (kkkkkkkkkkkkkk) foi a cena mais sem noção que teve no filme todo, mas ok.

tumblr_ocu318tcxz1u788p1o1_1280

De todo o elenco do filme os que mais tive simpatia com a atuação foi do ator Will Smith que interpretou o personagem Floyd Lawton (Pistoleiro) e a atriz Margot Robbie (Arlequina) que a atuação foi realmente boa, achei que conseguiram entrar mesmo em tais personagens em termos de “personalidade”. Já o Coringa que foi interpretado pelo Jared Leto, fiquei sem ter uma opinião formada sobre ele afinal ele teve tão poucas cenas que fica difícil tentar compará-lo com outros Coringas que já foram interpretados porém ainda assim deixo a observação de que achei totalmente desnecessária a romantização do relacionamento do Coringa e Arlequina, a relação de ambos não é daquela forma que o filme quis passar. Também não entendi pra que divulgaram tanto o coringa nos teasers do filme, sendo que o Coringa não era um dos personagens principais nem muito menos teve uma “grande” participação no filme.

tumblr_ocu318tcxz1u788p1o4_500

E como nem tudo é apenas criticas e pontos negativos, algo que achei excelente no filme foi a trilha sonora muito bem bolada e carismática que conseguiu se sobressair muito bem.

Conclusão: Esquadrão Suicida é um ótimo filme sessão da tarde, para se assistir com amigos e talvez dar algumas risadas com as piadas que rola ao longo do filme. Para quem nunca leu nenhum quadrinho sobre tais personagens possivelmente assistirá ao filme tranquilamente e até mesmo vai gostar, quem já teve contato com as HQs creio que possivelmente a reação será um pouco semelhante a minha. Mas o que vejo é que o grande pecado foi modificar a história dos personagens e o foco do filme formulando aquela grande salada que atirava para todos os lados isso foi desnecessário e acabou deixando o filme cheio de informações e não precisava disso afinal sobrecarregou muito. Mas é um filme que dá para ser assistido tranquilamente principalmente se for visto com um olhar “despreocupado”, digamos que podemos assisti-lo vendo ele apenas como “mais uma adaptação” porque se for levar muito a sério o quesito HQ e Adaptação possivelmente o sentimento final será de decepção.

Mas e vocês o que acharam do filme? Discorda de algum ponto citado acima? Tem algum ponto a agregar a minha análise? Lembrando que minha análise é apenas a expressão da minha opinião em relação ao filme, não deixe de comentar e deixar a sua opinião também. O seu comentário e fundamental para o crescimento do blog, conto com você.

Escrito por: Eduardo Mateus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s