VITAMIN: Quando a escola se torna o pior lugar para se estar.

Olá amigos, a resenha de hoje é sobre um mangá que eu li esses dias e que achei muito interessante a temática abordada. Encontrei esse mangá devido a uma resenha que li em um Blog e logo achei a história bem atrativa afinal é uma história que realmente ocorre no cotidiano de muita gente. Após concluir a leitura não pude deixar de escrever uma pequena resenha, para compartilhar com vocês minha opinião sobre essa obra.

tumblr_ol63kybuw71u788p1o1_1280

Nome: Vitamin

Tipo: Mangá

Status: Completo

Autor: Suenobu Keiko

Desenho (Art): Suenobu Keiko

Categoria(s): drama, escolar, psicologico, shoujo, slice of life

Ano: 2001

História: Sawako é uma colegial que acaba sendo vítima do próprio namorado, exposta para os colegas de classe de forma humilhante, e sofrendo bullying de várias formas possíveis. A consequência é uma espiral de sentimentos da qual Sawako tenta desesperadamente escapar. (Fonte: Editora JBC)

Cada dia que se passa é mais corriqueiro a sociedade conviver com relatos sobre Bullying. Atualmente as escolas incentivam o máximo possível seus alunos a banalizar esse tipo de prática para que assim possa ser evitado ao máximo.

Para quem não sabe o Bullying é uma situação que é caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Esse tipo de situação será vista constantemente em VITAMIN, eu diria que esse mangá não é um mangá sobre amor nem amizade, mas sim sobre um problema que ocorre com muitos jovens e que muitas vezes esses casos são abafados de modo que não chegue aos olhos da sociedade em si. O quanto pode ser difícil o ambiente escolar na vida de alguns adolescentes?

VITAMIN conta a história de Sawako uma colegial que tem uma vida normal e padrão semelhante a maioria das outras garotas da sua idade. Porém como muitas garotas, ela tem a infelicidade se ter um namorado que tem o caráter um tanto duvidoso. Ele tem costume de coagir Sawako a ceder situações de cunho sexual, em locais públicos. Ate que em uma dessas situações o casal é flagrado por um colega de classe na escola. E desse dia em diante a garota perde toda a paz que tinha e passa a ser o motivo de chacota do colégio.

asda

Em um piscar de olhos a adolescente passa a ver toda a sua vida virar de cabeça para baixo, seus colegas de classe todos fazendo comentários abusivos sobre o ocorrido, e ao decorrer dá história o leitor vai vendo “brincadeiras” de mal gosto se transformando em algo muito mais violento chegando ao ponto de Sawako ser agredida não apenas verbalmente mas também fisicamente gerando uma sensação de impotência no leitor vendo todas essas cenas fortes sem poder fazer absolutamente nada. O bullying chega a um nível em que a adolescente resolve largar a escola onde estudava se rendendo assim ao problema.

sawako

Um outro ponto que achei muito interessante ter sido levado em conta no mangá, foi a relação em que a protagonista tinha com sua família, principalmente com a sua mãe. Mostrando toda aquela pressão em que a personagem tinha em ser uma filha exemplar não apenas em personalidade mas também em boas notas no colégio para assim poder de alguma forma chegar a sombra da irmã que já estava na universidade e que era um espelho para ela. Não diria um espelho de forma “espontânea” mas sim um espelho imposto pela família da garota, principalmente pela mãe de Sawako que a todo momento mostrava que a filha mais velha tinha um comportamento exemplar, que era o orgulho da família e que Sawako precisava ser semelhante a ela. Fazendo com que a garota se sentisse na obrigação de tentar agradar a mãe de alguma forma. Mas e o apoio da família onde fica? Como ajudar uma adolescente que visivelmente está com problemas?

m255dae

É nesse momento que nós questionamos o quanto as escolas ainda precisam trabalhar esse tipo de temática com os seus alunos. O quanto antes esse assunto for passado para as crianças já no ensino fundamental a possibilidade de uma sociedade onde todos pratiquem o respeito ao próximo será maior.

Eu gostei muito do mangá, vejo ele como uma critica a realidade de muitos adolescentes em escolas do mundo todo afinal o Bullying não rola apenas no Japão. Nesse momento pode ter algum conhecido seu passando por uma situação semelhante e você nem imaginar. Devido a isso achei a intenção do mangá super construtiva para o leitor, sem dúvidas quem ler vai se interessar em pesquisar mais sobre o assunto.

vitamin_101

O lado negativo do mangá é que eu esperava um final mais condizente a história que estava sendo abordada. Eu achei que faltou um pouco mais de intensidade no final, mas isso não foi algo que tornou o final totalmente ruim. Porém poderia ter sido melhor.

A versão fisica do mangá aqui no Brasil, que foi publicada pela editora JBC tem seus pontos negativos e positivos, a capa é muito bonita, voltada para um conceito mais “clear” e limpo. O papel usado é o offset, porém o grande ponto negativo da edição da editora é que a fibra desse papel é um tanto quanto fina, então algumas paginas claramente contem transparência, não chega a atrapalhar a leitura mas ainda assim é um ponto a menos para a edição. No final do mangá tem alguns comentários da autora e isso eu achei bem legal, sempre gosto de mangás que tem comentários dos autores. Pelo sim e pelo não a edição publicada pela editora JBC ainda é valida para compra pois além de se tratar de uma ótima história os defeitos são bem poucos (fora a questão das folhas com transparência).

Sem dúvidas Vitamin é um mangá que todo colecionador deve ter em sua estante. Foi a partir dele que pude conhecer o trabalho da mangaka Suenobu Keiko que também é conhecida por ser autora de Limit que é um mangá com uma temática bem pesada que também farei uma resenha futuramente, assumo que sou muito fã de histórias que sejam envolventes e que sejam diferentes que me façam se sentir em choque (rsrs). Mas e vocês? já leram Vitamin? Que impressão tiveram ao ler? Que conclusão tiveram da história? Não deixem de comentar a opinião de vocês é de total importância.

Abaixo fica um vídeo que fiz para o canal do nosso blog falando um pouco mais sobre esse mangá, mostrando alguns detalhes adicionais da edição brasileira dele. Então não deixem de conferir e se você estiver conhecendo o canal agora não deixe de se inscrever para poder acompanhar os próximos vídeos, mas também para ajudar o nosso canal atingir um publico cada vez maior.

Escrito por: Eduardo Mateus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s