Dez motivos para conhecer o mundo de Mahou Shoujo Madoka Magica.

Você já ouviu falar em Madoka Magica? Sim? Não? Talvez? Nesse post, vou trazer 10 pontos importantes para introduzir qualquer um ao universo de Madoka Magica de modo que não seja preciso deixar nenhum spoiler exposto.

apagarei1

Mahou Shoujo Madoka Magica é uma série japonesa que possui um anime que foi produzido pelo estúdio Shaft com roteiro de Gen Urobuchi, direção de Akiyuki Shinbo, design de personagens de Ume Aoki e trilha sonora de Yuki Kajiura. O anime teve sua estreia em 6 de janeiro de 2011. Nessa história será desconstruída toda a idealização do gênero Mahou Shoujo (garotas mágicas), mostrando que a vida de uma garota mágica está longe de ser fofinha e fácil, que aquele universo também existia muita coisa negativa em que basicamente era um karma para cada uma das personagens, que por um momento mal pensado acabou se tornando uma garota mágica. O anime faz uma boa reflexão sobre diversos pontos não apenas da ficção mais também da vida real. Ate que ponto o ser humano deve chegar para ter o que precisa? Ate que ponto o ser humano deve se arriscar para proteger o que ama? Madoka Magica mostra que em um momento de pressão o ser humano é capaz de tudo, principalmente de atitudes impensadas que trarão consequências para toda a existência do indivíduo. A questão do “karma” (lei do Hinduismo que defende que qualquer acto, por mais insignificante, voltará ao indivíduo com igual impacto.) é algo que esta completamente evidente na história é mostrado a todo momento que uma ação por melhor que seja, se ela afetar o ciclo normal da natureza haverá uma consequência, que nada vem de graça. Nesse texto, não irei dá spoiler sobre o anime ate porque quem ainda não assistiu quer se surpreender com a história (depois faço um texto específico sobre o anime), mais indicarei os dez (10) motivos para você ler ou assistir Madoka Magica.

xtina

10 — Qualidade de animação, produção alta.

Madoka Magica é simplesmente um espetáculo na questão de animação tanto no anime quanto em seus filmes (que só melhora). A história fornece ao telespectador uma explosão de cores expressivas e de cenários inusitados e diferentes do padrão. Mesmo que a animação fosse “muda”, apenas a sonoridade da trilha sonora que sempre e tocada no tempo certo, junto com o show de efeitos e cenários abstratos que são completamente fora do padrão, transmitirá para quem está assistindo tudo que a cena está querendo passar pois o anime em si é expressivo.

10ce168cc3dc7fedef8441d18de1b7521a84629c_hq

09 — Mistério.

A história a todo momento irá desperta o questionamento de quem está assistindo ou lendo. Lançando diversas dúvidas ao decorrer da mesma (eu mesmo quando estava assistindo a um tempo atrás, me faz questionamentos diferentes a todo tempo. Pois a história se modifica muito rápido e quanto mais ela muda, mais curiosidade ela desperta), então quem gosta de histórias com bastante mistério Madoka Magica tem muito disso apesar de não ser basicamente uma história que trata apenas de suspense, digamos que esse é um dos fatores que a obra é rica.

tumblr_mkn6h2a6921rzsx49o1_500

08 — Não é um típico Mahou Shoujo.

Como já foi dito, Madoka Magica fugirá dos padrões. Diferente da maioria dos Mahou Shoujo onde as personagens são introduzidas em um universo fofo onde o bem sempre vence o mal, no universo de Madoka Mágica ninguém chega a um “final feliz” por fazer o que é certo o tempo todo. Pelo contrário.

d9c4d02cdf651265286bb02699aa0119

07 — Personagens complexos.

Todas as personagens existentes na trama tem histórias pessoais que são realmente tocantes. Todas tiveram um motivo para se torna uma garota mágica e todas tem uma visão diferente do mundo, “de como ser uma garota mágica” e de como encarar todas as responsabilidades que estão destinadas. Afinal a história é um jogo de vida ou morte, não tem meio termo.

tumblr_nz144l67pd1ugqnkfo1_500

06 — Mídia.

Tem Madoka para todos os gostos, o mangá é dividido em Três edições da história principal Madoka Magica, três edições de Madoka Magica: The Different Story, uma edição de Madoka Magica: The Novel, duas edições de Oriko Magica, uma edição extra de Oriko Magica: Outra História e mais duas edições de Kazumi Magica – Malicia Inocente, todas essas edições foram lançadas aqui no Brasil pela editora NewPop. Mas no Japão existem outros volumes que quem sabe algum dia possam ser publicados no Brasil (sonhar não é pecado). O anime contem 12 episódios e o filme ate então tem três volumes, porém já foi confirmado o quarto filme, que dá continuidade a história.

05 — Filmes.

A história não irá se encerrar no último episódio do anime. Ate então Madoka Magica já possui três filmes, os dois primeiros vão apresentar novamente a história exibida no anime. E o terceiro é um filme completamente inédito, que dá continuidade a história além de que ele também tem sua versão mangá. Então quem assistir o anime, terá de assistir os filmes, ou pular pro filme três. O filme três na minha opinião é simplesmente fantástico, os personagens sofrem uma tremenda evolução que torna a história ainda mais impactante e perfeita. Além de que já saiu trailer do filme 04 da franquia, que também é inédito e que dará continuidade a história.

04 — Trilha sonora.

A trilha sonora tanto do anime quanto dos filmes é simplesmente fantástica. O tema de abertura do anime “Connect” é cantado por ClariS, já o single de encerramento “Magia” foi cantado pela banda japonesa Kalafina. Ambos as músicas teve duas versões limitadas. O tema de abertura dos dois primeiros filmes foi “Luminous” que também foi interpretado por ClariS, o tema de encerramento do primeiro filme foi “Magia (quatro)” interpretado por Kalafina, e do segundo filme o encerramento foi “Hikari Furu” também interpretado por Kalafina. Já no início do terceiro filme o tema de abertura é “Colorful” interpretado por ClariS, e o tema de encerramento “Kimi no Gin no Niwa” interpretado por Kalafina. A trilha sonora é muito boa, gostei muito tanto que baixei tudo.

03 — Aspectos Psicológicos part. 01

A trama em si irá aborda muito a questão psicológica de cada personagem, tanto o lado positivo delas quanto o lado negativo. Ate que ponto é saudável você se sacrificar para ajudar um amigo? Ate que ponto é saudável sentir ciúme? O que o peso da responsabilidade pode fazer no psicológico de alguém? Um sentimento de amor pode se torna inveja? A história é toda baseada nessa transformação de sentimentos e mudanças de personalidade, não existirá um verdadeiro vilão na história mas sim problemas pessoais que podem afetar de modo que mude essas personagens dá água pro vinho.

tumblr_n4bapdgshn1qbvovho1_500

 — Aspectos Psicológicos part. 02

O anime também consegue passar o quanto uma amizade verdadeira pode ser importante e o lado positivo do sacrifício de se desfazer de algo importante para o bem não apenas seu, mais do “todo”.

tumblr_n4rn23uwsz1spu161o5_500

02 — Visual.

Apesar de Madoka Magica ser um anime que tem uma energia um tanto “pesada” já que ele desconstrói a ideia de “garotas mágicas” e tem uma história um tanto complexa. Ao mesmo tempo o visual de cada personagem não deixa por merecer, cada personagem tem um visual muito delicado, se condizendo com o padrão de qualquer outro anime Mahou Shoujo, a própria Madoka em alguns momentos lembra muito a Sakura de Card Captor Sakura, principalmente quando ela se transforma em garota mágica.

tumblr_n56kunxjhx1s5f9ado1_r1_500

01 — Fantasia & realidade juntos.

Embora Madoka Magica seja uma história completamente fantasiosa cheia de coisas que teoricamente não existem em nossa realidade. Diversos pontos do anime tem ligação com nossa realidade é uma história que enquanto você está lendo ou assistindo perceberá que muita coisa faz sentido e muita coisa ali realmente ocorre não apenas na ficção mais também na vida real.

 — Veja.

Madoka Magica é uma história bem completa, sem furos. Ela te fará se questionar sobre diversas coisas, tanto sobre a trama ou ate mesmo a sua vida pessoal. Sem dúvidas é uma obra que ninguém pode morrer sem conhecer, quem é fã de animes ou ate mesmo quem não é.

tumblr_n56b5rzg6x1s5f9ado1_500

Mais é você já conhece Madoka Magica? Sim? O que achou da história e o que você acha que falta ainda?

Texto: Eduardo Mateus.

Anúncios

6 comentários sobre “Dez motivos para conhecer o mundo de Mahou Shoujo Madoka Magica.

  1. Beatriz Rogelia disse:

    Amei os motivos, Madoka é realmente um anime que me surpreendeu. Eu tinha um certo preconceito achando que seria o mesmo de sempre, mas aí soube que não era bem assim e que, de fato, ele era mais obscuro. Assim que vi eu me encantei! Você fica meio perdido no começo, mas isso so aguça sua curiosidade e vai ficando cada vez melhor.

    Curtido por 1 pessoa

    • somaisumaleatorio disse:

      Também tive essa primeira impressão quando me indicaram o anime a um tempo atrás, principalmente porque o gráfico dá uma impressão de ser outra coisa mas é como diz o ditado “não podemos julgar um livro pela capa”. Fico feliz que tenha gostado, sem duvidas tentarei continuar postando um conteúdo legal (dentro do meu possível).

      Curtir

  2. SHIGATSU disse:

    “Além de que já saiu trailer do filme 04 da franquia, que também é inédito e que dará continuidade a história.”

    Como assim? eu nem tava sabendo? você sabe onde assistir esse trailler? tem no youtube? não acredito que vai ter 4ª filme \0/

    PS: Kalafina é só amor ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s