Live Action: Analisar, antes de julgar.

Primeira postagem do blog, espero que curtam esse assunto que é bem comentado. É apenas uma introdução de tudo que virá.

Para quem não sabe, Live Action é um termo que é utilizado no cinema, teatro ou ate mesmo na Televisão para definir as adaptações feitas de histórias em quadrinhos ou animações.

Nesse tipo de projeto é usado atores, que irão interpretar tais personagens. Porém os Live Actions por muitas vezes, acabam assim sendo criticados devidos a maneira que a história é diluída nessas adaptações. Um ponto que é extremamente negativo, é que acontece em boa parte dos Live Actions, é que a trama da história original acaba sofrendo mudanças. Alterações essas que algumas vezes são imperceptivas, já outras acabam incomodando bastante os fãs de forma que a adaptação deixa de se torna algo tão atrativo, e sim motivo de critica para os fãs de tal história que esta sendo abordada.

Um bom exemplo disso são Lives Actions como Shingeki no kyojin, Dragonball Evolution e GATCHAMAN que são Lives Actions de obras extremamente conhecidas e que tem um numero grande e fiel de fãs, porém que ao mesmo tempo não gerou comentários favoráveis. Devido ao numero de alterações que houve na história, tornando esses Live Actions quase um filme com uma nova história, que foi criada em cima de outra história. Sendo que a lógica do Live Action é ser uma adaptação da obra original, sem modificar a história. O Live Action de Shingeki no kyojin foi muito bem promovido, cada teaser que saiu do filme, aguçou o interesse dos fãs do anime/mangá a ver o filme, porém ao ser lançado acabou gerando uma gama de decepção em muita gente, que estava esperando uma coisa, e que foi outra absolutamente diferente. O filme ainda teve pontos positivos, como o efeito e a desenvoltura dos titans que realmente ficou bem desenvolvida, porém as diversas alterações na história, acabou  sendo pontos tão negativos que ficaram mais evidentes. Esse tipo de tiro no pé não ocorre apenas no mundo asiático, no ocidente também tem adaptações que não são bem vistas por seus fãs, um bom exemplo disso é o filme do Lanterna Verde de 2011 que foi um fiasco, a história foi fraca o roteiro teve diversos furos, o filme não teve tanta seriedade quanto a história original do personagem exigia, visto que o Lanterna Verde é um personagem que seu Universo é extremamente complexo.

tumblr_o3dj6lbtbd1to5x8oo3_250

1517017_1832337776993313_1939786394_n

Live Action Shingeki no Kyojin, exibido em setembro de 2015.

Mais nem só de erros gira o mundo, e também tem uma gama de Live Actions que ficaram muito legais e ate hoje carregam um legado de bons comentários como Rurouni Kenshin e Mortal Kombat. Ou ate mesmo Homem de aço, Capitão America, Thor, Avengers que foram Live Actions bem sucedidos e que vem aumentando a sua boa imagem e numero de fãs, agradando os fãs que já conhecem os HQ’s desses personagens mas também os fãs que ainda não ler as HQ’s, porém após assistir os filmes vão se sentir curiosos e possivelmente irão ler.

12523624_115358512176021_675742239_n

Live Action Death Note, exibido em junho de 2016 no Japão.

O que é interessante que todo fã deve saber é que o Live Action ele é uma adaptação, e toda adaptação seja ela de HQ, mangá, animação ou livro ela precisa ser coerente com as regras da mídia onde aquela história será inserida. Ou seja, existe toda uma serie de regras que são necessárias para que o filme/serie/drama possa se expandir não apenas para o publico que é fã da obra, mas também para pessoas que não conhecem a obra.

Um Live Action produzido como série ou dorama ele terá mais possibilidades em se expandir em detalhes, e terá uma linha de tempo maior, do que um Live Action que é produzido no cinema,  onde o tempo é menor e alguns detalhes da obra serão cortados, para que assim o filme fique mais acessivel naquela plataforma.

Outro fator que é interessante que seja observado é “qual tipo de obra esta sendo adaptada”, pois dependendo do tipo de história, muitas coisas vão influencias em um resultado fiel ou não,  como atores e orçamento que será investido para que o filme tenha um potencial de efeitos e coisas que atraia e agradem o publico. Querendo ou não o Live Action é positivo pois ele é uma maneira de manter o nome da obra vivo, por mais que ele passe por alterações é o nome da obra que estará sendo usado, e isso é positivo. Afinal ele também é um tipo de publicidade, que estará deixando o nome da obra em movimento e atividade, por mais criticas que ele venha gerar.

O interessante é que os fãs de determinada obra,  não veja adaptações para Live Action como algo negativo, ou que irá distorcer a história original. Mas como uma possível linha de ideias alternativa, que poderá ampliar seus conhecimentos sobre o anime ou obra adapta. E se você tiver de criticar, basta criticar sempre levando em conta os principais pontos que tornam aquele Live Action ruim, nunca deixe de assistir e tirar as suas próprias conclusões porque viu alguém comentando algo negativo, é fundamental que você assista e você mesmo tire suas conclusões. Se o Live realmente for ruim, você terá argumentos validos e justos para julga-lo dessa forma, e não vai ficar com aquele papo furado de que o Live é isso e aquilo sem nem ao menos ter se dado o trabalho de conferir.

Anúncios

3 comentários sobre “Live Action: Analisar, antes de julgar.

  1. Lilith disse:

    Curto Live actions também, uma das primeiras que vi foi de Another, e eu curti, mas depois que assisti o de Kuroshitsuji quase cometi suicídio (brinks), mas cara, é difícil sair um Live bom, pra mim por ser uma adaptação eles poderiam manter pelo menos os personagens “intactos”, no Live de Shingeki no Kyojin o Armin é moreno, isso pra mim é estranho demais, o animê é completamente igual ao mangá e eles zoam tudo no Live, aí é tenso, ultimamente prefiro não assistir a Live Action porquê se tornou algo que não me atrai mais.

    Curtido por 1 pessoa

    • somaisumaleatorio disse:

      Vejo a maioria dos Live Actions como uma faca de dois gumes. Por mas que seja necessário algumas adaptações como você falou também é necessário manter as características principais dos personagens. E muitas vezes grandes mudanças acaba gerando muitos fãs inconformados, principalmente aqueles que realmente conhecem a história que esta sendo adaptada.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s